Sempre visando ao bem-estar e o cuidado aos idosos do município, a Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Assistência Social, realizou uma atividade de orientação aos integrantes do grupo de convivência da terceira idade Giuseppe Garibaldi. O tema do evento foi o popular “conto do bilhete”, uma vez que pessoas de mais idade costumam ser o público-alvo dos bandidos que realizam esse tipo de golpe.

O delegado Clóvis Rodrigues de Souza conversou com cerca de 130 idosos na tarde desta quarta-feira, dia 16. Ele narrou como os farsantes costumam abordar as vítimas e agir durante o golpe. “São sempre duas pessoas que participam da encenação, uma delas aparentando ser muito humilde. É pela ingenuidade de querer ajudar esta ‘pessoa pobre’ a resgatar um prêmio em dinheiro que muitos caem no conto”, explicou o delegado.

Foram dadas dicas para os idosos se preservarem deste tipo de situação e exemplos de outros golpes que merecem atenção por serem comuns na região, como as ligações que simulam sequestros ou acidentes de trânsito de familiares. “Ao receber contatos suspeitos, por telefone ou pessoalmente, nunca se deve informar o nome de pessoas da família ou dados pessoais, nem assinar qualquer tipo de documento”.

Os participantes ainda foram estimulados a não se deixarem abater caso venham a cair em algum golpe, pois muitos ficam traumatizados e se deprimem, perdendo o prazer nas atividades do dia a dia após o ocorrido.

O secretário Calvete Poleto avaliou a ação como muito positiva para a instrução dos idosos. “Zelamos muito pela integridade deles e foi o momento adequado para que pudessem tirar dúvidas”, afirmou ele.