Psicóloga Especialista em Situações de Luto e Perdas, a pisciana Franciele Sassi é uma pessoa com uma sensibilidade ímpar. Filha de Enri Sassi e Vanderléia Alberton Sassi, a profissional considera seus pais exemplos de força, ternura e amor. “São a prova mais viva e intensa de investimento afetivo e dedicação. Desde o planejamento da minha vida foram eles que me impulsionam a tentar e seguir, mesmo frente aos desafios”, revela.

Proprietária da filial Luspe Clínica Psicológica Especializada em Luto, Separação e Perdas, Franciele explica o quanto é prazeroso ter seguido este campo de atuação. “Gratidão imensa e eterna pelas incríveis descobertas que o meu trabalho tem me proporcionado. Atualmente, a área que exerço dentro da psicologia, fez com que eu acreditasse ainda mais no potencial de evolução do ser humano, sobretudo quando se trata de atribuir novos significados às relações e às pessoas as quais se ama”, argumenta.

Para ela, trabalhar com luto é, sobretudo, trabalhar com a vida de quem fica, com as mudanças, com as lembranças, com a saudade e com o amor que nunca morre. “Trabalhar com os lutos da vida é poder aceitar o convite para transformar e transcender”, afirma. E complementa. “Optei amorosamente por esta área de atuação, a fim de poder encontrar ferramentas eficientes e capazes de auxiliar as pessoas que tanto sofrem pelos rompimentos da vida”, comenta.

Franciele acredita que a temática do luto e das perdas constitui um tabu social que precisa, com urgência, ser descoberto. Sobretudo o conhecimento amplia as possibilidades de compreensão sobre o que é desconhecido e, por este mesmo motivo, temeroso. “É preciso investir em educação para a morte, a fim de desconstruir determinadas crenças e valores que acabam aparecendo como distorcidos culturalmente e que, por esta razão, dificultam as formas de enfrentamento das mudanças da vida”, finaliza.