O Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves atendeu cinco ocorrências na noite de quarta-feira, 2. Garibaldi também registrou prejuízos

O forte temporal da noite da última quarta-feira, 2, provocou estragos nas cidades de Bento Gonçalves e Garibaldi. Relatos de moradores apontam que houve queda de postes de luz e árvores em diversos pontos dos municípios.
Em Bento, alguns locais foram isolados em decorrência da queda de fios de alta tensão. Na Via Trento, trecho que liga o bairro Municipal ao Vale dos Vinhedos, foi registrado queda de árvores e postes. No bairro Santa Helena, um homem que estava em cima do telhado de uma casa acabou caindo e precisou ser socorrido. Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves afirma ter atendido cinco ocorrências.

Segundo relatório da Defesa Civil da Capital Nacional do Vinho, nesta sexta-feira, 4, foram removidas árvores que caíram em decorrência das chuvas pela Secretaria do Meio Ambiente. A operação aconteceu nos bairros Conceição, Santa Marta, São Roque, Centro, Planalto e Borgo.

Dano na região não é expressivo

Ainda de acordo com o levantamento, quatro casas sofreram destelhamento nos bairros São Roque (Loteamento Cembranel), Linha Eulália, Santa Helena e Borgo. De acordo com relatos de moradores, na Linha Eulália, pelo menos dois pavilhões foram destelhados com a força do vento. Um local onde funcionava uma fábrica de móveis acumulou prejuízos que vão desde móveis prontos, matéria prima e maquinário. Em Garibaldi, vias públicas ficaram obstruídas com a queda de postes e árvores, impedindo o tráfego de veículos.

Prejuízos na uva e nos pêssegos

Aproxima-se a época da safra da uva em Bento Gonçalves, por isso, há preocupação diante de variações drásticas do clima. Além disso, em Pinto Bandeira, já começou o período de colheita do pêssego. Entretanto, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS) explica que não houve grandes perdas. “A princípio, do que se sabe, não teve estrago nenhum. Houve vento, quebra de galhos, teve alguma coisa de granizo, mas nada que trouxesse prejuízos significativos”, afirma o enólogo Thompsson Didoné.

Queda de postes provoca falta de luz

A RGE explica que o temporal causou diversos danos na rede elétrica em todo o estado. Por isso, pode haver ainda alguns clientes sem energia. Entretanto, a Serra não foi gravemente afetada. As regiões mais atingidas do Rio Grande do Sul foram a do Vale do Taquari, Central, Missões, Norte e o Vale do Sinos.

A empresa alerta, em nota, “para que ninguém faça consertos ou tente religar a energia, tampouco toque em equipamentos da rede ou fios rompidos, pois não há como saber se estão energizados e o risco de acidente é alto. Clientes que precisarem de informações ou atendimento devem entrar em contato com a RGE pelos canais da empresa”, aconselha.