Mais do que uma atividade lúdica, fazer e colorir desenhos tem um papel muito importante no desenvolvimento de várias capacidades infantis. Um desenho feito por uma criança revela emoções, opiniões, medos, dúvidas e características da sua personalidade. Não podemos avaliar o desenho isoladamente, mas de considerar, para além da idade da criança, a sua personalidade, o seu desenvolvimento e cognitivo.

Deve-se estar atento a:

* Cores utilizadas e intensidade das mesmas;
* Força ou interrupção do traço;
* Existência de sombras;
* Ausência de determinadas figuras;
* Agressividade de determinadas figuras;
* A criança passa a desenhar, continuadamente, cenários de violência;
* Desenha repetidamente a mesma figura;
* Desenha figuras sem cabeça ou sem rosto;
* Não consegue desenhar-se a si próprio, numa imagem de família;

O que fazer?

Como os adultos nem sempre vêem o que o imaginário das crianças é essencial manter um diálogo aberto sobre os desenhos infantis, sem recriminações, apenas muitos “porquês”.

Fale com a criança sobre os desenhos, tentando descobrir o que está por de trás dos mesmos;

Não desencoraje a criança. Desenhar é uma atividade lúdica, criativa e educacional, que deve ser praticada continuamente.