Fome? Que mentira!
Pois o presidente Bolsonaro, em mais uma de suas “tiradas” estapafúrdias, afirmou claro, alto e bom som, a jornalistas do exterior, que “fome, no Brasil, é mentira”. Sempre de prontidão, sua “tropa de choque”, saiu em sua defesa incondicional. O Ministro da Cidadania foi para a imprensa – Rádio Gaúcha, dia 24 – e fez uma afirmação contundente: “O problema grave, no Brasil, não é a fome, é a obesidade”. Foi mais longe e disse que “Em matéria de fome, o Brasil está nos níveis de Japão, Suécia, Noruega e Dinamarca”. Como o mundo sabe, esses países são referências para todos os demais. Assim sendo, estou cheio de orgulho do nosso Brasil por ter atingido tal patamar em seis meses.

Decisão “Petista”?
Seguindo sua senda de declarações bombásticas, Jair Bolsonaro, como uma metralhadora giratória, criou polêmicas com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) sobre o desmatamento: investiu-se de “censor” atacando a ANCINE (Agência Nacional do Cinema); agrediu verbalmente a jornalista Miriam Leitão (que, antes, era o alvo favorito de petistas); quer porque quer nomear seu filho embaixador em Washington, além de várias declarações inacreditáveis de manhã e desmentidos à tarde. Porém, EM NENHUM MOMENTO, dirigiu comentários sobre a DECISÃO DO PETISTA que é presidente do Supremo Tribunal Federal.

Decisão “Petista”? II
Pois é, o presidente do STF, que foi advogado do PT, nomeado pelo petista Lula, concedeu liminar que determinou a suspensão de todas as investigações baseadas em dados fiscais repassados pelo Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e pela Receita Federal ao Ministério Público (MP) sem autorização judicial.

Ou Antipetista?
Essa liminar beneficiou seu filho, Flávio Bolsonaro, envolvido nas “movimentações atípicas” (?) de Fabricio Queiroz seu assessor na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, cujos advogados já afirmaram que tal liminar beneficia também o Queiroz (aliás, por onde ele anda?). O presidente Bolsonaro “detonou” o “petista” do STF? Nadinha! Seu ódio antipetista seria “seletivo”? Eu creio que não. Coincidência, só! A decisão liminar que, segundo entendimento de muitos juristas, beneficiou inúmeros indiciados, foi “petista” ou não, afinal?

Segue a privataria!
Para qualquer pessoa que tenha se interessado um mínimo que seja pelas “privatarias” que assolaram o Brasil desde a década de 90, não há dúvidas de que algo está errado. Muito errado. Aqui, no Rio Grande do Sul, entregaram nossas rodovias (cercando as principais cidades com cancelas de pedágios) sem exigir contrapartidas. Critiquei muito, na época, mas havia – e ainda há – quem aceitou, pacificamente, a monstruosidade praticada contra o bolso dos contribuintes. Os pequeninos trechos, estrategicamente entregues, tinham manutenções precárias. Imagino a lucratividade que os felizes concessionários tiveram.

Quem ganhou?
A pergunta que TODOS os cidadãos deveriam fazer é: “o que a privataria resolveu?” Alguns menos informados dirão que “não tínhamos telefones e agora têm sobrando”. Ora, ora, a telefonia celular estava no início aqui no Brasil e as companhias do exterior sabiam dessa “mina de ouro” que poderia ser explorada. Deitaram e rolaram! A preocupação com a abrangência da oferta do serviço sempre foi o que menos importou. Localidades distantes? Pequenas cidades? Dariam lucro? Seria esse o critério para conceder a telefonia? Temos a telefonia mais cara do mundo e os serviços são lamentáveis! Quem ganhou com a privataria?

Como aplicaram o dinheiro?
Sugiro que os “adoradores da privataria” (incluam nisso os pedágios) pesquisem e vejam o que fizeram com a merreca arrecadada com a, digamos, “venda”, da CRT, CEEE, etc. Entregaram o PATRIMÔNIO dessas estatais, mas as dívidas, notadamente as trabalhistas foram, também “estrategicamente”, deixadas para o povo – com as cabeças devidamente feitas – pagar. Ah, sim, mas, deixaram uma parte da CEEE para “assumir as dívidas”. Mas, o que foi pago com o dinheiro arrecadado? Dívidas com a União? Não, estas foram “renegociadas” e o Estado deve DEZ VEZES MAIS atualmente, mesmo tendo pago fortunas imensas. Pesquise! O resultado será surpreendente!

Quem ousa contraria?
Sim, contrariar ou ter opinião própria, contrária a petistas e antipetistas? Ouse emitir uma opinião e se prepare para ser agredido, ofendido, vilipendiado. A imprensa, mesmo que noticie FATOS e os mostre com filmagens, se envolverem a família Bolsonaro, vira “lixo petista e comunista”. Se os FATOS envolveram gente do PT, essa mesma imprensa é taxada de “extremista de direita”, que quer “prejudicar o povo”. Então, melhor é esquecer essa gente. Ser gremista ou colorado é menos ariscado do que ser petista ou antipetista.

Últimas

Primeira: Nesta segunda, dia 29, o CIC/BG promove Painel com o tema: “CIC 105 ANOS: CONQUISTAS E DESAFIOS”, tendo como painelistas os ex-presidentes Eurico Benedetti, Jordano Zanesco e Sérgio Dalla Costa e o presidente Elton Paulo Gialdi;

Segunda: O evento será com café da manhã, às 8 h e os painéis começando às 8h30min e espaço para perguntas, no Centro Empresarial. Será um bate-papo para relembrar momentos marcantes e refletir sobre o futuro da indústria, comércio e serviços;

Terceira: Ainda sobre os ataques à imprensa, vale a pena ler o editorial da RBS, Jornal Zero Hora, do dia 23 de julho. As colocações feitas traduzem, com perfeição, o que acontece atualmente;

Quarta: O assunto “tratamento de esgotos” foi abordado por redes nacionais de televisão. Lembrei que aqui, em Bento, estamos esperando há muito tempo o tratamento do nosso. É para quando, afinal?

Quinta: E o novo presídio? Passam os meses e nada. Qual a nova data prevista? Alguém sabe?

Sexta: Será que com a nova privataria, aprovada pela Assembleia Legislativa (que excluiu o povo, verdadeiro dono das estatais) e com o não pagamento, já há três anos, da dívida com o governo federal, o aumento de impostos, o funcionalismo receberá seus salários?

Sétima: Grêmio e Inter realizaram grande jogos esta semana. Será que já dá para ambicionar título da Libertadores?