Procura pelos artefatos aumenta neste período de festas de fim ano; opções são vastas, mas necessitam de cuidados

A queima de fogos já se tornou tradição nas festas realizadas para celebrar a chegada do Ano Novo, sejam elas públicas ou particulares. Os materiais explosivos, com seus diversos padrões e cores, encantam o público de todas as idades.Há espetáculos pirotécnicos que chegam a durar por longos minutos e envolvem toneladas de fogos de artifício.

Quem gosta de fazer a festa e colaborar com o colorido dos céus tem em Bento Gonçalves, uma empresa especialista no ramo de fogos que é a Fogos Atômica. Segundo Guilherme Ferrari, a loja possui várias opções e conforme o gosto do cliente. “Temos toda a parte de shows prontos, desde o mais simples (individuais) até com shows completos com duração de até cinco minutos. Opções para um belo espetáculo e o mais importante, com segurança”, destaca.

Manusear fogos de artifício não é algo 100% seguro. De acordo com o Ministério da Saúde, nos últimos 20 anos, cerca de 190 pessoas morreram vítimas de explosivos.Os artefatos pirotécnicos podem trazer riscos de acidentes e até mesmo incêndios em caso de manuseio incorreto. De acordo com Ferrari, o consumidor no momento da compra recebe uma série de informações para correto manuseio dos artefatos. “A gente, enquanto empresa sempre orienta todos os nossos clientes independente de terem conhecimento ou serem iniciantes com relação as regras de segurança que precisam ser compreendidas, principalmente sobre o espaço para o acionamento e o manuseio correto. São questões fundamentais”, salienta.Ainda conforme Ferrari, esse é o período do ano em que a procura pelos artefatos pirotécnicos.

Fogos mais silenciosos

Muitas festas de réveillon pelo país vão adotar um modelo de fogos de artifício menos barulhento. Algumas capitais como São Paulo e Florianópolis, anunciaram a utilização dos explosivos silenciosos.

O modelo pirotécnico menos barulhento já está sendo usado em alguns lugares da Europa, como na província de Parma, na Itália. Em janeiro, a festa de final de ano com fogos silenciosos que rolou em Ponta Grossa, no Paraná, também animou os moradores da região e os turistas.
Ferrari revela como funciona e que há procura na Capital de Vinho por esses artefatos. “Estamos recebendo clientes ou pessoas pedindo informações que procuram esses fogos silenciosos. Informamos que pelo nosso conhecimento, existem fogos com menos barulho, mas não totalmente silenciosos. Todos fazem algum tipo de som. A questão destes artefatos é que eles ele não bombas, somente de cores, ao contrário das baterias e foguetes com tiros que são mais tradicionais”, exemplifica.

Como funcionam os fogos de artifício

Os fogos de artifício são feitos de papelão e explodem graças a pólvora, uma substância que queima com rapidez e força. Já as cores e as formas vêm da reação de elementos químicos que são misturados à pólvora. A famosa chuva de Prata, por exemplo, é produzida pela queima de pó de titânio, de alumínio ou magnésio.