Prestes a completar 14 anos, projeto da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com o Hospital Tacchini, já distribuiu mais de 13 mil mudas

A Educação Ambiental deve ser a preocupação de todos, e uma vez ensinada desde pequena, a criança não esquece mais. É com esse objetivo que o projeto Florescendo para a Vida, desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente de Bento Gonçalves em parceria com o Hospital Tacchini, há 14 anos, entrega mudas de árvore para cada recém-nascido no Município.

Em média, são contatadas mil famílias por ano. A previsão, até o final de 2021, é completar a quantidade de 14 mil distribuições. Somente em 2020, foram doadas 847 plantas, e neste ano, até o momento, 62. São arbóreas frutíferas de Jabuticaba, Araçá, Guabiribá, Guabijú, Goiaba Serrana, Cereja, Pitanga, Chai-Chai, Tibouchina, Ingá, Uvaia, entre outras.

As árvores podem ser cultivadas pelas famílias das crianças nas calçadas ou nos jardins. São próprias para sombra e produzem frutos comestíveis. Junto é entregue um material informativo sobre os cuidados com o meio ambiente, incluindo o modo de plantar e a correta separação do lixo.

Ana Paula Pavoni, mãe da Heloísa Pavoni de Oliveira, de dois meses, acredita que o projeto traz luz em meio ao caos de desmatamento e queimadas. “Quando decidimos ter um bebê pensamos na vida como um todo e, em meio a esses sentimentos bons, apareceram preocupações sobre como a Heloísa vai encontrar o mundo com o passar dos anos. Acredito que a iniciativa de plantar uma árvore a cada criança nascida é inserir esperança em nossos corações. Que a minha filha consiga desfrutar um pouco dessa diversidade ecológica”, sublinha.

As mudas entregues são cultivadas no horto florestal da Comunidade Terapêutica Rural de Bento Gonçalves, que, além de beneficiar os munícipes, auxilia no trabalho de recuperação dos internos.

Isabelle e o pé de canela

Isabelle, de oito anos, em frente ao pé de canela que recebeu no dia de seu nascimento

O mais interessante da proposta é que a planta cresce com a criança, e tanto serve ao propósito de que faça parte da história de vida quanto à busca de valores e atitudes positivas no relacionamento com o meio ambiente. Como é o caso da Isabelle Festa Schulz, de oito anos, que ganhou uma caneleira ao nascer. “Sempre venho ver como ela está e, quando não chove, dou água. Amo o verde e a natureza”, diz a pequena.

Apesar da pouca idade, ela já pensa no legado que a ação deixará. “Acho muito legal poder ter essa recordação de quando nasci, assim marcará meu nascimento. Quem sabe um dia posso mostrar para meus filhos também e contar a história. É um pé de canela, então faremos um delicioso chazinho”, valoriza.

A muda foi plantada pelos pais Jucilene e Leandro Schulz no jardim de casa, no Vale dos Vinhedos. Depois que Isabelle cresceu, eles explicaram o valor daquela atitude para o meio em que vive. “Ela sabe o significado de cuidar, amar a natureza e o compromisso de deixar um mundo melhor. Proteger e ajudar o ambiente é uma tarefa necessária para quem deseja uma boa qualidade de vida. Nesse processo de preservação e conscientização, o plantio de árvores é extremamente importante”, destaca Schulz.

Ele complementa que é importante a criança ter contato com a natureza desde cedo. “Sempre acampamos, fazemos trilhas no meio do mato para estimulá-las a gostar desde cedo, a terem contato com a terra, a água, os bichos e para respeitarem e valorizarem a natureza. Isso fará com que elas (as filhas) apreciem o mundo natural, contribuindo, durante a infância e no futuro, com o equilíbrio e a preservação dele”, reitera.

Fotos: Franciele Zanon