A Associação Brasileira de Enologia (ABE) esteve em festa na noite deste sábado, 22 de outubro, quando brindou seus 40 anos e comemorou o Dia do Enólogo, além do ponto alto do evento: a revelação do Enólogo do Ano 2016. Desta vez, quem recebeu o título foi o enólogo Flávio Zílio, eleito por colegas associados à entidade. Além da distinção que reconhece sua contribuição profissional para o setor, Zílio é o primeiro homenageado a receber o novo troféu, completamente reestilizado. O jantar foi realizado na sede social da Sociedade União São Francisco América (Susfa), em Bento Gonçalves, com a presença de cerca de 300 convidados que puderam depositar depoimentos de suas melhores experiências com vinho na Barrica do Tempo.

Nascido em Muçum, Vale do Taquari, Zílio é tecnólogo em Viticultura e Enologia e há 27 anos passa o dia provando diferentes vinhos. Atua na Cooperativa Vinícola Aurora há 23 anos, onde é enólogo chefe, com papel fundamental na evolução dos vinhos, muitos deles com medalhas conquistadas mundo afora. “Quando entrei no mundo do vinho o objetivo principal era obter recursos para a vida, mas não demorei a perceber que a escolha da profissão era muito mais do que isso eu estava diante do mundo fantástico do vinho”, frisou o Enólogo do Ano 2016.

Flávio Zílio é o 13º enólogo a ser reconhecido com o prêmio. A votação, realizada de 10 a 16 de outubro, envolveu 121 enólogos associados e o resultado foi homologado mediante regulamento por uma comissão formada pelo presidente da ABE, enólogo Juliano Perin, por representantes do IFRS – Campus Bento Gonçalves, da Embrapa Uva e Vinho e enólogos já homenageados com a distinção. Como premiação, Zílio recebeu uma viagem para visitar uma feira do setor, de modo a ampliar e atualizar seus conhecimentos em viticultura.

Durante a cerimônia, Perin destacou a importância da união entre os associados da ABE e como a entidade se mobiliza em prol da qualificação dos associados, além da importância do contato entre os colegas de profissão. “Esta é uma noite muito especial em nossa vida, pois comemoramos mais um ano de profissão entre amigos e lembramos o quão importante é dividir histórias e trocar experiências que nos levam ao crescimento profissional”, pontuou.

A noite teve mais surpresas. Por fazerem parte da ABE há mais de 20 anos e terem mais de 65 anos de idade, os enólogos Sérgio Foletto e Alberto Miele foram agraciados com diploma de sócio vitalício. A ABE também entregou uma placa em homenagem aos colaboradores Dario Crespi, 1º tesoureiro, e Eliane Cerveira Dal Piaz e Adriane Biasoli, secretárias, por seus esforços para alcançar os objetivos da entidade. E a festa se completou com o baile animado pela banda Sunset Riders, de Porto Alegre, que apresentou clássicos da música internacional.

Barrica do Tempo
Para marcar o momento de confraternização, a ABE criou a Barrica do Tempo, na qual os convidados puderam depositar depoimentos contando suas melhores experiências com vinho. A Barrica do Tempo somente será aberta daqui a 10 anos, quando a entidade comemorará suas Bodas de Ouro.

Em 40 anos de atuação, a ABE vivencia intenso trabalho e dedicação à qualificação do enólogo, assumindo o importante papel de promover o vinho brasileiro. Com uma agenda viva e abundante, a entidade cruzou safras realizando cursos, palestras e visitas técnicas, degustações temáticas, e também grandes eventos como o Brazil Wine Challenge, o Concurso do Espumante Brasileiro e a Avaliação Nacional de Vinhos. Desse modo, a ABE leva os vinhos e espumantes brasileiros para todos os continentes, ampliando a visibilidade da produção nacional, hoje repleta de medalhas.

Troféu Enólogo do Ano
A partir deste ano, um novo troféu passa a ser instituído, inspirado no principal ícone da profissão do enólogo, a taça, afinal é por meio dela que o profissional coloca os sentidos à prova, vivendo uma das mais interessantes experiências de sua atividade, a degustação.

Com nova abordagem, valorizando formas puras e diretas, o troféu traz movimento e silhueta que remetem ao balanço do vinho na taça, uma forma orgânica com alta fluidez. A composição se completa com uma folha de parreira estilizada. Feito de alumínio e cobre, o troféu apresenta um contraste que confere identidade nobre e imponente à peça.

O troféu original foi entregue ao Enólogo do Ano 2016, Flávio Zílio, que ficará com a taça durante um ano, até a escolha do Enólogo do Ano 2017, quando a peça será transferida para o novo vencedor e substituída por uma réplica. Os enólogos homenageados nos anos anteriores receberam também uma reprodução do novo troféu.

Histórico de homenagens
Enólogo do Ano 2004 – Antônio Czarnobay
Enólogo do Ano 2005 – Gilberto Pedrucci
Enólogo do Ano 2006 – Firmino Splendor
Enólogo do Ano 2007 – Adriano Miolo
Enólogo do Ano 2008 – Ismar Pasini
Enólogo do Ano 2009 – Nauro José Morbini
Enólogo do Ano 2010 – Lucindo Copat
Enólogo do Ano 2011 – Daniel Dalla Valle
Enólogo do Ano 2012 – Dirceu Scottá
Enólogo do Ano 2013 – Juliano Perin
Enólogo do Ano 2014 – Delto Garibaldi
Enólogo do Ano 2015 – Christian Bernardi
Enólogo do Ano 2016 – Flávio Zílio