A próstata é uma glândula pequena localizada na base da bexiga, que pode sofrer duas alterações ao longo da vida de um homem. O primeiro é o crescimento benigno chamado de hiperplasia, que acomete muitos homens após os 40 anos de idade ocasionando dificuldade para a eliminação da urina. O segundo é o câncer de próstata, que surge associado ou não ao crescimento benigno e que se manifesta geralmente após os 50 anos de vida.

O câncer de próstata é o tumor mais comum no homem brasileiro e devido a disfunções vesicais e/ou esfincterianas, em alguns casos, poderá ocorrer queixas de incontinência urinária antes ou após procedimentos como a radioterapia, braquiterapia ou prostatectomia radical (retirada da próstata), e a Fisioterapia deve ser iniciada assim que surgirem os primeiros sintomas de perda urinária.O tratamento Fisioterapêutico para a incontinência urinária é realizado individualmente, e inicia-se através de uma avaliação detalhada no qual o profissional irá tratar conforme a necessidade de cada paciente. Dispomos de recursos modernos como o uso do Biofeedback que auxiliará na conscientização da musculatura envolvida, além da eletroterapia que através da neuromodulação ajudará na inibição da bexiga, cinesioterapia e treino da musculatura do assoalho pélvico e terapia comportamental através de modificações no estilo de vida e orientações que serão essenciais para o retorno as atividades de vida diária e melhora na qualidade de vida do homem.

É importante o paciente estar bem informado, buscar orientação do médico urologista, procurar um Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Pélvica para tirar todas as dúvidas, questionar quais os tratamentos atendem melhor as suas necessidades, participar junto com os profissionais envolvidos das decisões sobre sua reabilitação e principalmente deixar claro o desejo de se recuperar mais rápido e da melhor forma possível.

Fonte: Dra Janaína Chaves