Uma fiscalização da Associação Riograndense de Proteção aos Animais (ARPA) de Bento Gonçalves, feita na última sexta-feira, 7 de abril, encontrou sete cavalos em situação de abandono e maus tratos, na cidade de Guaporé. Os animais foram deixados em um sítio da localidade de Segunda São Pedro, uma área rural da cidade, sem água e sem comida. Cinco animais morreram, sendo que dois foram encontrados já em estado avançado de decomposição.

Segundo o Boletim de Ocorrência (BO) registrado na Delegacia de Polícia Civil de Guaporé, apenas um zelador permanecia no local, e os animais não foram alimentados. O dono da propriedade, que trabalha em Porto Alegre, não permanecia no sítio.
Três cavalos foram encontrados já mortos, sendo dois em estado avançado de decomposição. Outros dois morreram em seguida. Os outros dois animais que sobreviveram estão em tratamento para recuperação, também em Guaporé.

De acordo com o fiscal da Arpa, Jorge Acco, os animais deveriam estar há pelo menos uma semana sem receber comida ou água, além de outras condições inapropriadas, sem receber os devidos cuidados. “Durante todo o tempo que trabalho com esse tipo de ocorrência, em 25 anos, nunca tinha visto uma situação como essa”, lamenta Acco.

O responsável pelo sítio foi conduzido para a DP preso em flagrante, mas vai responder em liberdade. Ele será indiciado por crime ambiental, maus tratos e abandono. Além da Arpa, uma equipe veterinária de Guaporé acompanhou e esteve no local para o atendimento da ocorrência.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário.