O novo índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, apurado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro e divulgado no dia 11 de fevereiro, aponta que Bento Gonçalves, a Capital Brasileira do Vinho, ocupa a quinta posição no ranking que considera os municípios gaúchos mais desenvolvidos. Se considerados os três Estados do Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), Bento ocupa a 13ª posição.

O ano-base de todos os indicadores usados na pesquisa é 2013. Na região Sul, o município melhor colocado no ranking apresenta índice de 0,8933. No RS, a cidade melhor colocada tem índice de 0,8813. Bento Gonçalves apresenta um índice de 0,8613.

O índice Firjan varia de 0 a 1: quanto mais próximo de 1, melhor é o desenvolvimento da cidade. A nota é calculada segundo a análise de três conjuntos de indicadores. Em Educação, a federação analisa o número de matrículas na educação infantil, a proporção de estudantes que abandonam o ensino fundamental, além da distorção idade-série, o número de professores com ensino superior, a média de aulas diárias e o resultado do Ideb no ensino fundamental. Já em Emprego e Renda, o índice leva em conta o quanto a cidade gera de empregos formais, sua capacidade de absorver a mão de obra local, quanto de renda formal é gerada, os salários médios e a desigualdade social. O índice de Saúde é calculado, por sua vez, com base no número de consultas pré-natal, óbitos por causas mal definidas, óbitos infantis por causas evitáveis e número de internações sensíveis à atenção básica (ISAB).

Informações da Assessoria de Imprensa e Comunicação Social.