Passar fome deixa qualquer uma de mau humor. Quer se sentir relaxada sem encher a barriga de besteiras e, de quebra, ganhar um corpão? Acabe com os roncos no estômago.

Tempere com pimenta vermelha

Quanto mais sabor, melhor! Apesar de comidas sem tempero parecerem mais saudáveis e até menos calóricas, são as ricas em especiarias as mais satisfatórias. Especialmente as com pimenta vermelha, que possui a capsaicina, componente que supre a vontade de comer. O concentrado de sabores fortes é mais bem percebido pelo cérebro, fazendo com que a mensagem de que já comemos o bastante chegue mais rápido.

Beba água com gás

Bebidas com gás expandem a região intestinal devido ao dióxido de carbono, fazendo com que o corpo sinta que sua barriga está cheia. E essa não é uma licença para abusar do refrigerante. A água gaseificada é a escolha perfeita, pois, diferentemente das sodas, não está ligada ao aumento de peso e a outros problemas, como o estrago dos dentes. E não se preocupe, pois toda a história de que o líquido com gás possui calorias ou causa celulite é mito. Na verdade, ele possui as mesmas propriedades nutritivas e calóricas da água normal, com o benefício extra de diminuir sua vontade de beliscar quando não deve.

Inclua a maçã no cardápio

A fruta está liberada para encher a barriga. Aqueles que comem o fruto 15 minutos antes das refeições consomem 15% menos calorias. O truque está nas fibras insolúveis, que não são digeridas pelo corpo e, portanto, permanecem no estômago por mais tempo, diminuindo a fome. E um suco não vale. A consistência da fruta e o próprio ato de mastigar mandam para o cérebro a mensagem de que você está se satisfazendo.

Corte adoçantes artificiais

Se uma paciente diz que está sempre com fome, eu já peço de cara para cortar adoçantes artificiais. Guloseimas feitas com adoçantes sintéticos, como a sacarina sódica e o ciclamato, fazem você desejar ainda mais uma sobremesa. O açúcar funciona como uma droga, estimulando a área de prazer no cérebro. Mesmo que você tente enganá-lo, ele sabe que você não recebeu a quantidade que cobiçava e vai querer compensar comendo mais doces. Se você está tentando emagrecer trocando o refrigerante normal pelo light, um pouco da sacarose real pode ser a escolha mais sábia.

Faça da pipoca um lanche saudável

Por ser rica em fibras e de baixa caloria, é um alimento perfeito para beliscar e dar a sensação de barriga cheia. Para cada porção de 25 g, você recebe cerca de 10% das necessidades diárias de fibras alimentares, o que faz seu corpo se sentir satisfeito no momento. Mas cuidado com o preparo! A pipoca de micro-ondas possui um alto índice glicêmico, que está relacionado à quantidade de açúcar no sangue. Ela promove o aumento de glicose na corrente sanguínea e pode causar diabetes.

Aposte nas sementes

Você com certeza já conheceu alguém que tinha todo dia um potinho de sementes para beliscar em cima da mesa. Pois está na hora de aderir ao hábito. A chia, a amêndoa, a linhaça e a quinua incham durante a digestão por absorver água, ajudando você a se sentir cheia. Cem gramas de qualquer uma dessas sementes vão fazer você ficar desde o café da manhã até o almoço sem fome. Por estarem inchadas, elas adquirem o aspecto de gel, que gruda nas paredes e demora mais para sair do estômago. E não são só esses os benefícios. Cada uma dessas sementes tem sua própria vantagem: a chia melhora o colesterol sanguíneo, a amêndoa previne o diabetes, a linhaça regula os hormônios femininos e a quinua acelera o metabolismo.

Acrescente frutas à salada

Ok, ninguém fica satisfeito com um prato de alface. Mas fuja do básico e jogue algumas frutas na salada para aumentar o nível calórico. Além de saudáveis, elas ajudam na saciedade antes de você partir para o prato principal. Os vegetais já cumprem bem o papel de saciar por serem ricos em fibras (por isso, é melhor comer a salada antes da refeição), mas as frutas, além de adicionar maior valor energético, ainda colorem o prato, dando a impressão de variedade, o que leva o cérebro a pensar que está comendo mais.

Coma de três em três horas

Isso impede que a fome acumule e você devore mais do que deveria na hora da refeição. E o horário regrado traz um bônus: quando você ensina ao seu corpo que, de tempos em tempos, ele vai receber comida, o processo de digestão é acelerado, esperando o estoque novo. Enquanto isso, longos períodos de jejum sinalizam que precisará guardar para depois, então ele diminui a velocidade. Alimentando-se regularmente, seu metabolismo pode ficar em média 30% mais rápido, promovendo a perda de peso, pois vai queimar mais gordura.