As verrugas são lesões de pele causadas por um vírus chamado Papiloma Virus Humano (HPV) que podem aparecer em qualquer parte do corpo como pequenos crescimentos de diferentes cores, tamanhos e formatos. O HPV pode apresentar diferentes sorotipos e cada um deles vai apresentar distintas características e riscos para os pacientes. As formas mais comuns de contágio são através do contato direto com pessoas ou objetos contaminados, relação sexual e transmissão entre a mãe e o feto. Além disso, traumas e ferimentos na pele podem servir como uma porta de entrada para a instalação do vírus. Pacientes com imunidade mais baixa também tem maior predisposição ao aparecimento de verrugas. A faixa etária mais frequentemente acometida é a de crianças, adolescentes e idosos.

Entre os principais tipos de verrugas estão:

1) Vulgar: a mais comum com aspecto semelhante a couve-flor, encontrada principalmente em dorso mãos e dedos;

2) Plantar: normalmente são dolorosas e acontecem nas plantas dos pés, devendo ser diferenciadas dos calos. São popularmente conhecidas como “olho de peixe”;

3) Filiforme: pequenos crescimentos na pele, comumente aparecendo na face;

4) Planas: são pouco salientes e ocorrem principalmente na face, mãos e antebraços;

5) Genitais: mais comum em adultos e a transmissão é por via sexual. Devem ser sempre avaliadas, pois podem ser precursoras de tumores malignos.

O exame clínico por um médico deverá ser realizado para um diagnóstico correto do quadro, pois alguns sinais de pele e até mesmo alguns tipos de câncer de pele podem se assemelhar a uma verruga. Em alguns casos, uma biópsia ou exames laboratoriais podem ser necessários para confirmação.

O tratamento dependerá do tipo e localização da verruga. Algumas podem ter involução espontânea. Entre os tratamentos utilizados estão crioterapia com nitrogênio líquido, cauterização química, eletrocauterização, terapia medicamentosa com substâncias como o imiquimode e aplicação de ácidos e cirurgia convencional.
O importante na suspeita de presença de verrugas é o paciente procurar um dermatologista para confirmação do quadro. O paciente deve evitar retirar as lesões por conta própria pelo risco de contaminação para outras áreas e infecções locais. Verrugas genitais podem ser prevenidas com o uso de preservativos nas relações sexuais. Além disso, o Ministério da Saúde já disponibiliza um esquema de vacinas para prevenção de quatro sorotipos de HPV com mais risco oncogênico em meninas de 9 a 14 anos, meninos de 12 a 13 anos e portadores de HIV dos 9 a 26 anos.