Em momentos de retração econômica e reavaliação de aplicação de recursos, as indústrias precisam encontrar alternativas para manterem seus parques fabris atualizados – condição indispensável a fim de que os produtos fabricados continuem competitivos perante um mercado cada vez mais disputado. Os financiamentos surgem como opção para viabilizar esse tipo de investimento.

As diversas modalidades disponibilizadas permitem que os interessados encontrem o serviço mais adequado levando em consideração a realidade financeira de cada negócio. “Quando a indústria investe em melhorias no seu processo produtivo, automaticamente tem um produto final mais rentável e atrativo, o que contribui para alavancar negócios. Dessa forma, consegue romper um ciclo de retração que, no médio e longo prazo, pode ser fatal”, explica Roberto Trevisan, diretor da Projepack, especializada no desenvolvimento de soluções em máquinas para embalagem.

Outra vantagem de trabalhar pela inovação no parque fabril é deixar a empresa pronta para reagir rapidamente assim que a economia começar a demonstrar sinais de reaquecimento. “Quando o cenário voltar a ser favorável, dentro do andar cíclico dos negócios, quem estiver melhor preparado para atender o mercado larga na frente com um diferencial muito grande. É preciso investir agora para colher os frutos no futuro”, recomenda.