Papai Noel do bairro Santa Marta busca apoio e doações para realização de mais uma edição do Natal Solidário em Bento

Já fazem duas décadas que Noralício Rocha Gil trabalha para proporcionar um Natal diferente às crianças e adolescentes dos bairros de Bento Gonçalves. Desde 1998, o morador do bairro Santa Marta veste a sua tradicional roupa vermelha, coloca a barba branca e a sua touca e sai pelas ruas da cidade entregando doces e presentes. Com esse trabalho, Gil, como é conhecido pela maioria das pessoas, incorpora o personagem do bom velhinho, querendo fazer um Natal mais feliz para todos. Mesmo com a garantia de doações, o idealizador do projeto deverá se afastar das atividades, a fim de cuidar da sua saúde, que foi afetada nos últimos meses.

A vontade em fazer algo a mais para quem precisa partiu de uma ideia que Gil teve em levar às famílias com menos recursos financeiros de Bento Gonçalves. Nessa época, ele e sua equipe, formada por cerca de 50 voluntários arrecada brinquedos, lanhes, doces e doações em dinheiro para realizar a Festa do Natal Solidário que neste ano ocorre no dia 20 de dezembro, no bairro Santa Marta. Para o idealizador, a ação que iniciou com a chegada do bom velhinho em cima de uma carroça, ganhou força e apoio da comunidade, que motivou a ampliar o trabalho para outros bairros de Bento. “Naquela época, eu vendi uma máquina fotográfica para investir no projeto. Eu sentia muito dó das crianças que não ganhavam nenhum presente e aí com o dinheiro da venda, eu comprei um tecido, mandei na costureira, comprei 10 quilos de balas e pirulitos e saí pelo bairro, vestido de Papai Noel e entregando para os mais necessitados”, lembra.

Por três anos, Gil realizou a ação por conta própria, onde fazia a entrega de balas e pirulitos pelo bairro Santa Marta, local onde mora com a família há mais de 35 anos. Com o tempo, a ideia cresceu e precisou se readaptar. Foi aí que surgiu a necessidade em realizar uma grande festa em dezembro, com direito a distribuição de lanches e presentes para mais de 1,2 mil crianças. “Tudo o que a gente faz é por amor, sem querer nada em troca. Meu coração sempre está aberto. Não trabalhamos apenas naquele dia. Há uma preparação, onde separamos as doações, organizamos tudo para que durante as entregas todos sejam presenteados”, explica.

Aposentadoria forçada

Diferentemente do bom velhinho que todos os anos aparece em nas casas para a alegria das crianças, Gil precisará pendurar as suas botas. Há poucos meses, o idealizador do projeto teve sua visão debilitada, o que impossibilita de realizar as atividades como antigamente. Emocionado, ele confirma a decisão e diz que já está em busca de um substituto, para que o projeto que existe há 20 anos não seja finalizado. “Eu pretendo continuar, se Deus quiser, fazendo a visitação para as crianças que vão estar internadas no Hospital Tacchini durante o dia 25 de dezembro pela manhã. Farei nesse ano e, quem sabe, no ano que vem também”, afirma. “Há um rapaz que se prontificou em continuar com esse trabalho assim que eu parar. Vou doar as roupas que tenho e instruí-lo para fazer a ação aqui no Santa Marta. Eu fico triste por não poder continuar. Mas no mais, meu coração vai estar sempre aberto”, declara.

Festa

As festividades terão seu ponto alto no dia 20 de dezembro, sexta-feira, com a chegada do Papai Noel que vai entregar balas e presentes, além da distribuição de lanches, sucos e atrações artísticas. Gil diz ainda que o evento contará com uma surpresa. “Acredito que Bento nunca viu o que iremos apresentar durante a noite. Estamos preparando algo muito bonito e que vai ficar marcado na memória de quem for prestigiar o nosso evento”, garante.