A Fimma Brasil superou expectativas em número de visitantes e volume de negócios, segundo balanço realizado no encerramento da Feira nesta sexta-feira, 31. Nos quatro dias da edição deste ano foram concretizados US$ 290 milhões em negócios e mais de 25 mil visitantes circularam pelos pavilhões de eventos de Bento Gonçalves.

Com projeções satisfatórias, a diretoria da Fimma avalia o cenário como de recuperação econômica, com provável melhora de resultados para o próximo ano no setor moveleiro. Na opinião do diretor da Feira, Rogério Francio, o momento é para trabalhar e começar a colher os frutos em 2018. “Crises e oportunidades andam juntas. Preferimos navegar nas oportunidades”, salienta.

Na perspectiva de diretor, o resultado é decorrente do esforço conjunto de todos os envolvidos, que foram responsáveis por superar as metas estabelecidas inicialmente. “Nos anos de pré-feira trabalhamos em equipe e com determinação para alcançar nosso objetivo, que é apoiar e fomentar o desenvolvimento do setor”, ressalta. Para ele, realizar a feira, mesmo com todas as dificuldades econômicas, foi uma decisão certa.

Menos expositores, mais negociações

Em três dias de atividades do Projeto Comprador, foram concretizados US$ 3,3 milhões em negociações, com projeção de movimentar U$ 20 mi em 12 meses. Além disso, apesar de haver uma diminuição de quase 30% no número de expositores em relação à edição anterior, houve um incremento de 50% nas rodadas de negócio, chegando a 1,2 mil negociações.
Francio também avalia que os resultados desenham um cenário de retomada da economia brasileira, que volta a se recuperar após um doloroso período de recessão. “Já podemos falar em sucesso e retomada do mercado brasileiro”, avalia. A projeção total de negociações na Feira era de US$ 250 milhões. valor que foi superado em US$ 40 milhões.

Em 2019

A próxima edição da Fimma Brasil já tem data marcada: do dia 26 a 29 de março de 2019. Como costume herdado das edições anteriores da feira, o anúncio foi realizado em coletiva de imprensa na quinta-feira, 30. A diretoria espera que até lá o Brasil tenha recuperado o fôlego do mercado e retomado o crescimento.

Segundo Francio, as negociações para a comercialização dos espaços para a próxima edição da Fimma começaram ainda na quinta-feira, 30. A expectativa é de renovar pelo menos 40% dos estandes dessa edição, que contou com cerca de 500 marcas expositoras. “Já tivemos bastante procura devido a possibilidade de um cenário econômico positivo”, comenta o presidente.

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