Pelo menos 500 pacientes de Bento Gonçalves aguardam pela realização de cirurgias de alta complexidade encaminhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), porém, o Hospital Pompéia, único credenciado da região para realizar os procedimentos, dispensou a habilitação do Governo Estadual. Somente neste ano, 40 novos casos foram abertos no município e a fila permanece parada.

Nas situações de urgência e emergência, os pacientes ainda estão sendo atendidos pelo Pompéia. Segundo o coordenador médico da Secretaria de Saúde, Marco Antônio Ebert, recentemente um dos casos teve de ser encaminhado ao Tacchini, uma vez que o hospital caxiense alegou que não tinha condições de prestar o serviço. “Foi uma situação pontual e grave”, frisa.
Ebert contabiliza que, na região, a demanda é de aproximadamente 2 mil pessoas, sem contar Caxias do Sul e Farroupilha. “Como a fila está parada, não temos como contar o tempo médio de espera”, afirma.

Ainda segundo Ebert, para os procedimentos voltarem a ocorrer, é necessário que os 22 municípios envolvidos construam um novo modelo, com outro prestador de serviços. “Existem tratativas, mas ainda estamos em fase de negociação”, salienta. Para o coordenador médico, é essencial que os municípios negociem o reajuste da tabela SUS, que define o valor dos repasses para alta complexidade para os municípios. “Ninguém quer assumir porque os repasses não cobrem as despesas”, pontua.

Possibilidade

O Hospital Tacchini sinalizou interesse em atender a demanda regional ainda em 2016, porém, a condição é que haja mais aportes de recursos para os procedimentos. Segundo o superintendente executivo da instituição, Hilton Mansio, os valores repassados pelo Estado e União, baseados na tabela SUS, não são suficientes. “Antes o serviço precisa ser organizado”, afirma. Ele aponta ainda que, em 2016, o Tacchini fechou o ano com um déficit de R$ 17 milhões em relação ao SUS.

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers), Fernando Weber Matos, discutiu a questão com o município e o Hospital Tacchini na quinta-feira, dia 27. Ele afirma que está à disposição para mediar negociações com a Secretaria Estadual de Saúde e com Bento Gonçalves. “Também é necessário estabelecer qual é a posição de Caxias do Sul, precisamos de uma solução”, ressalta.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, dia 29.