Capital Estadual do Pêssego de Mesa espera receber mais de 6 mil visitantes para participar da festividade

A Serra Gaúcha fica ainda mais bela nesta época do ano com o colorido das frutas que são os carros chefes da economia dos municípios da região. Como forma de celebrar a colheita delas, principalmente a do pêssego, Pinto Bandeira está em ritmo de comemoração. Isso porque inicia na próxima sexta-feira, 10 de janeiro, na praça central da cidade, a 5ª Festa do Pêssego, a primeira realizada enquanto município. A expectativa da organização é que mais de 6 mil pessoas passem pelo evento.

Para esta celebração, uma programação diversificada foi elaborada para que os visitantes possam conferir o que o município tem de melhor. Exposição de produtores locais, shows e várias outras atrações gastronômicas – valorizando a tradição dos antepassados-, e apresentações culturais estarão em evidência nos três dias da festa.

Quem passar pelo local da festividade encontrará a estrela principal da festa: o pêssego. E não é à toa que ele é a atração: somente na safra de 2019/2020 a expectativa é colher em torno de 18 milhões de kg de frutos de caroço, entre pêssego e ameixa. “Estamos sendo marcados por uma safra diferenciada. Tivemos frutas com um sabor distinto, características que somente a topografia de Pinto Bandeira propicia: doces e de tamanho expressivo. Por isso, nosso município é destaque nacional pelo seu fruto, que é produzido em clima de montanha, com dias quentes e noites frias”, explica o presidente da festa e vice-prefeito Daniel Marini Pavan.

Mas a festa não gira somente em torno do fruto. Ela destaca, também, as antigas tradições dos antepassados e o trabalho desenvolvido por eles para a consolidação da região, principalmente do município. “Teremos muitos fatos pitorescos da colonização. Durante o dia, muitas pessoas estarão fazendo polenta, pão no forno à lenha, a tradicional pessegada no tacho. Vamos ter grupos de teatro locais agitando e cantando músicas tradicionais da cultura italiana, enfim, uma festa tradicional que vai unir o pêssego e a cultura”, revela Pavan. Além disso, outro destaque especial fica por conta da feira diversificada de máquinas e implementos agrícolas. “A tecnologia que gira em torno da cadeia do pêssego será mostrada através de tratores, telas antigranizo, entre outros”, antecipa.

O sábado e o domingo prometem agitar ainda mais a programação. O destaque, neste caso, fica por conta de duas atrações bem diferenciadas. “Teremos a olimpíada colonial, que acontece no sábado à tarde, e resgatará fatos pitorescos da cultura italiana como o pau de sebo, corridas, entre outros. No domingo à tarde haverá o desfile de carros alegóricos, onde as comunidades do interior e da sede vão retratar toda a história da cultura italiana, do pêssego, e estão já preparando os carros e vestimentas. Por isso, toda a comunidade local e regional pode participar destes momentos conosco”, convida.

Preparativos finais

As últimas semanas foram de intensa divulgação e preparação do ambiente. O clima na comunidade também é festivo, pois a última festa ocorreu há mais de uma década. “Todos estão ansiosos para a volta dela, afinal, não acontece desde 2008. A festa é grande pela sua estrutura, e a comunidade está nos ajudando, se esforçando e muitas pessoas estarão trabalhando incansavelmente para receber os visitantes”, finaliza Pavan.

Encontro Estadual de Frutas de Caroço ocorre na sexta

Integrando a programação da festividade, na sexta-feira, dia 10, primeiro dia da Festa do Pêssego, será realizado o Encontro Estadual de Frutas de Caroço. A atividade inicia a partir das 8h, com recepção no Salão Paroquial do município, e as inscrições podem ser feitas no local.

Profissionais renomados, integrantes de entidades como a Embrapa Uva e Vinho e Clima Temperado, Epagri-SC, UFPR, entre outros, fazem parte do rol de palestrantes. Os assuntos abordados serão divididos em quatro painéis: mercado (com a apresentação da situação atual da produção das frutas de caroço no Brasil); fitosanidade (com explanação sobre o manejo de doenças e pragas na cultura do pessegueiro); melhoramento e novos cultivares (apresentação dos novos cultivares de ameixeira e pessegueiro) e rastreabilidade e nutrição (serão abordadas as novidades nesta temática).

Foto das soberanas: Merlo Fotografia