Dia festivo inicia às 9h, com missa na matriz, procissão motorizada, almoço, gaitaço e celebração de Ação de Graças, às 18h

Fé, devoção e missão. Palavras fortes, com significados distintos, mas entrelaçadas por um único objetivo: a 71ª festa de Cristo Rei. A festividade, que ocorre amanhã, 26, a partir das 9h, finaliza um período de grande preparação espiritual, com visitas às comunidades, as Santas Missões Marianas, os tríduos e a missa dos jovens. O dia festivo terá procissão motorizada, almoço e finda com missa de ação de graças e apresentação musical (gaitaço).

Com o lema “Fazei o que Ele Vos disser”, escolhido por estar em comunhão com a celebração dos 300 anos do encontro de Nossa Senhora Aparecida e os 100 anos de aparição de Nossa Senhora de Fátima, a festividade congrega a união das 24 comunidades, pastorais, movimentos e muitas equipes de serviços comunitários. “É uma festa cultural, social e, sobretudo, religiosa, onde Jesus é o nosso centro. O mais importante é a fé, o envolvimento e participação de tantas pessoas. A todos a nossa gratidão”, explica o padre Gilmar Paulo Marchesini.

A preparação para a celebração festiva iniciou ainda no ano passado, quando os casais festeiros foram apresentados. “A partir disso começamos a realizar reuniões para definir os principais objetivos e aspectos da festa”, explica. Após isso, durante todo o ano, foram realizadas visitas nas comunidades, às entidades e a eventos especiais, como o chá e o bingo beneficente e a mateada. “Todas as comunidades nos acolheram de modo afetivo, alegre, prepararam a partilha, integraram as crianças. A festa tem este papel de comunhão”, frisa.

Além dos casais, já é tradicional que a paróquia escolha os festeiros jovens para auxiliarem no andamento da programação. O padre destaca como sendo positivo, pois sabe que todos têm compromissos pessoais, mas se dedicam a ajudar sempre que necessário. “Eles sempre se colocam a disposição, seja na questão de serviços gerais como no marketing. Assumem o compromisso de servir e trazem uma jovialidade especial para a festa”, pontua.

O Pe. Gilmar e Pe. Renan Dall’Agnol, dizem que a palavra que mais se destaca entre todos os envolvidos é a gratidão. “A todos que trabalharam, ajudaram, participaram, se envolveram e estiveram conosco ao longo do ano”, pontua Gilmar. Segundo eles, o que vale é a experiência, a partilha, as avaliações críticas e a expectativa pelos anos que estão por vir. “É olhar para frente e saber que a festa é o retrato da comunidade e o momento é de colheita de todo um trabalho”, finaliza Renan.

Programação:

Hoje, 25
18h: Missa com os jovens, na matriz de Cristo Rei, com participação dos jovens, catequese e escolas;
Amanhã, 26
9h: Missa solene em Ação de Graças pelas Santas Missões Marianas e pela abertura do ano Laicato;
11h: Procissão motorizada até a comunidade São Pedro;
12h: Almoço festivo no salão do 15 da Graciema – Vale dos Vinhedos;
18h: Missa de encerramento da festa em ação de graças pelos festeiros e todos os colaboradores. Apresentação da equipe de festeiros para a 72ª festa;
19h: apresentação musical (gaitaço), na praça Pe. Rui Lorenzi (em caso de chuva será realizada na matriz Cristo Rei.