O lema do evento é “Por Cristo Rei, cuidamos da vida. Por Cristo Rei, acolhemos os jovens. Em Cristo Rei, vivemos a missão”

A 74º Festa de Cristo Rei será realizada neste domingo, 22, na Paróquia localizada no bairro Cidade Alta, na “Praça das Rosas”. Segundo o pároco Gilmar Marchesini, responsável pela Igreja Cristo Rei, a cada ano é uma imensa alegria celebrar este momento. “É um processo construtivo que envolve as paróquias, a comunidade, um grande número de lideranças e também traz à tona diversas pastorais, encaminhamentos, temas gerais, comunhão com a igreja, com a sociedade e o mundo”, afirma.

Em 2020, por conta da pandemia, as programações foram reformuladas. Visando a preservação da saúde, as partes cultural e social não estão sendo realizadas, tendo como prioridade a espiritual. “Ficamos com a novena de Cristo Rei, os cridos, as missas temáticas e solenes”, explica o padre.

“Por Cristo Rei, cuidamos da vida. Por Cristo Rei, acolhemos os jovens. Em Cristo Rei, vivemos a missão”, este é o lema da edição. “O destaque é para a busca de estar em comunhão com a fraternidade. Acolher os jovens também é uma prioridade deste ano, de um trabalho especial que iríamos fazer. A última frase recorda a vida missionária, de uma igreja que se preocupa com as outras pessoas”, frisa Marchesini.

No dia 14 comemorou-se os 65 anos de inauguração da Igreja Matriz. Entretanto, a benção do restauro será dada na missa solene, neste domingo, presidida por Dom José Gislon, Bispo de Caxias do Sul.

Além da celebração principal, às 9h30min, para evitar aglomeração, às 8h também será realizada uma missa. “Desde a abertura da nossa igreja tivemos uma preocupação muito grande, como ter álcool gel, distribuir bem os lugares da participação das pessoas e também um cuidado muito especial nos gestos que são próprios da liturgia para evitar qualquer contato ou possibilidade de contaminação dentro da nossa igreja”, esclarece.

Foto: Franciele Zanon