Na última semana, a Confederação Brasileira de Padel (Cobrapa) anunciou os atletas que irão compor a seleção brasileira para a disputa do Sul-Americano profissional em Encarnación, Paraguai entre 31 de outubro e 2 de novembro. Entre os nomes está a bento-gonçalvense Fernanda Abarzúa Branchi.

Os números da padelista nos últimos anos e nesta temporada, tornam a chamada justificada. Em 5º lugar no ranking, esteve entre as quatro melhores na principal categoria em todas as etapas do brasileiro.

Esta é a terceira convocação de Fernanda para a seleção, o que não modifica o sentimento de representar o país como na primeira vez. “A sensação é sempre única, pois a busca de uma vaga na seleção brasileira é feita ano a ano. É um trabalho que compreende toda uma preparação física e emocional também. Temos atletas muito boas em nosso país e poder chegar entre as melhores é um sentimento ímpar. Se tiver a oportunidade de representar o Brasil mais vezes, sempre será um momento de felicidade extrema, única e inesquecível.”, relata.

A expectativa para a competição é alta, mesmo sem a presença das argentinas, sempre muito fortes no esporte. De acordo com a bento-gonçalvense, a ausência das rivais foi substituída por países igualmente fortes e qualidade das atletas brasileiras pode fazer a diferença.

Foto: PadelPro/Reprodução

“A seleção feminina está bem forte, preparada e com bons treinadores. As argentinas realmente possuem um nível muito alto, mas por questões de divergências políticas dentro do esporte, o país não irá para o Sul-Americano deste ano. Apesar disso, outros países como o México e Estados Unidos foram convidados para jogar. Mas, de qualquer forma, é um momento importante em que a seleção feminina brasileira tem que aproveitar para se destacar e ir com força máxima em busca do título”, salienta.

Fernanda terá ao lado Laura Trapaga. Parceria que vem desde o início do ano e agora estará à serviço do Brasil. “Acredito que o entrosamento é um fator muito importante na dupla e certamente vai nos auxiliar dentro de quadra”, observa.

Chegar ao alto nível e a convocação também exige um trabalho forte, cuidados e superação. Fernanda comenta sobre isso. “Para chegar num nível alto dentro de um esporte não basta treinar e disputar torneios. Muitos praticantes profissionais e amadores acabam parando por lesões que podem muitas vezes serem evitadas. Eu passei por uma lesão e cirurgia no joelho em 2018 e aprendi muito com isso. Um trabalho diário e focado neste sentido é essencial para avançar dentro de qualquer esporte”, frisa.

Foto: Cobrapa/Reprodução

Além de atleta, a padelista selecionável também realiza um trabalho importante junto aos jovens jogadores de Bento Gonçalves e região, muitos deles que estarão no mundial para menores na próxima semana na Espanha. Fernanda, fala um pouco sobre essa experiência que ganha corpo com sua ida para a seleção. ” Dar aulas e ver a evolução de um aluno é o que me motiva todos os dias. O sentimento de vê-los conseguindo fazer um simples movimento que antes tinha dificuldade já é maravilhoso. Todos crescemos juntos dia a dia, eu aprendo muito com eles também. Acredito que ser convocada possa talvez trazer atenção, mas isso apenas significa maiores responsabilidades com as gerações incríveis de pequenos padelistas que está se formando em nossa cidade”, exalta.