Olá meninos e meninas! Nono dia do ano e já estão sentindo o cheirinho do dinheiro, amor e amigos em abundância? Ouvi dizer que 2019 é o ano da transformação, da mudança, que vai trazer prosperidade, saúde, amor. As pessoas disseram no Instagram. Rezei com elas. Ainda não recebi número do rastreamento da entrega, mas tenho certeza que deve estar nos containers, logo, logo, chega.

Se não começasse com ironia não seria eu, não é. Então, agora sim, quero desejar que todos sejam pessoas melhores, tenham mais dinheiro, sejam mais amados, transem mais a cada dia, entre outras milhares de coisas boas. E claro, um Feliz 2019 para nós!

Claro que tenho sonhos, que desejo que seja um ano melhor. Mas não adianta mandar mensagem de Natal para todas as pessoas da sua lista de contatos que você nem sabe quem é e ainda estar brigado com a sua mãe e não cumprimentar o porteiro. Não tratar bem o garçom. Não ser gentil com o coleguinha. Não adianta querer ter mais dinheiro e assim que o salário cai na conta comprar a primeira hiena que aparece.
Sempre que tinha um tempo livre no verão, pensava, planejava, confabulava. Passava os dias de férias dormindo por horas em um calor infernal, acordava grogue com os braços dormentes, um vento que nunca entrava pela janela…levantar para que? Só me restava continuar inconsciente e sem circulação nos membros superiores. Só tomava banho quando tinha de sair, ou quando fazia 30 graus às 22h. No outro dia assistia 3 temporadas de alguma série, até não lembrar o início. À noite, naquela crise de compulsão alimentar, ou gastava 40 reais no Ifood ou comia tudo que tinha em casa: torrada, seguida de uma tapioca, o strogonoff que sobrou do meio dia, uma sobremesa para finalizar e mais tarde, um suco verde que é para dar aquela desintoxicada.

O tempo era meu inimigo e minha mente, o inferno.

Achava que tudo era caro, tudo era impossível. Claro que, baseado nos meus cálculos, não vou conseguir ir pra Punta Cana mês que vem, nem fazer aquele mestrado fora do país nesse semestre. Mas também, essas duas coisas iriam custar uns três carros iguais ao meu, então, qual é o próximo passo? ISSO MESMO, roubar um banco. MENTIRA, pelo amor de Deus. O próximo passo é guardar dinheiro meus amores! Fazer um extra, um brechó, poupar nos ‘lancho’ gordurosos, não comprar o 87º par de sapato.

Particularmente estou focando em pequenas ações. Não adianta só ter um grande sonho, é preciso ter atitudes diferentes, mesmo que sejam pequenas. Um passo de cada vez, para manter a constância.

Juro que ia amar uma mudança, uma reviravolta: Kinder Ovo a R$1,99, saneamento básico, médico ‘nos postinho’, essas coisas que a gente sonha mesmo em ter, sabe. Mas sabemos que nenhuma mudança acontece do nada. Nós fazemos o movimento, com um pensamento diferente, uma atitude diferente. Mudamos primeiro o nosso interior e a mudança reflete nas pessoas da nossa convivência. É uma teia. Mas infelizmente a mudança de 2019 não vem de caminhão, ela vem forte e convicta, mas de dentro de cada um.