Em 1919, o prefeito da época era o Coronel Antônio Joaquim Marques de Carvalho Júnior, que governou Bento Gonçalves 32 anos, quando foram registradas datas históricas muito importantes para o Município.

                Em julho, foi instalada e inaugurada a Agência do Banco Nacional do Comércio, sendo o seu primeiro gerente Alberto Bott.

                Em 10 de agosto, uma grande festa de inauguração da ferrovia: chegou o primeiro trem. Em agosto, a fundação do Clube Esportivo. Em 22 de novembro, chuvas torrenciais, enchentes e desmoronamentos que causaram danos enormes.

                Em 1922, 15 de fevereiro, foi lavrado o contrato com Aliança do Sul para a instalação da luz elétrica. Foram feitas reformas da Igreja Matriz de Santo Antônio. No ano de 1923, foi inaugurada a rede de distribuição, linha transformadora e instalação hidrelétrica.

                No ano de 1924, dia 19 de novembro, foi rezada missa campal no lote onde mais tarde foi instalado o Hospital Dr. Basrtholomeu Tacchini.

                Em 1926, em agosto, inauguração do Banco Popular do Rio Grande do Sul, sendo nomeado gerente o Sr. Lucindo Lorenzoni. Em novembro: inauguração do Largo da Cruzinha, em frente à Igreja Santo Antônio. Em novembro, fundou-se o Grêmio Republicano Borges de Medeiros, com 144 sócios, sendo nomeado seu primeiro presidente o Sr. Luiz Alegretti.

                No ano 1927, iniciou suas atividades nesta Vila, a fábrica de cordas de propriedade de Fiorello Bertuol. E em março foi solenemente inaugurado o Grande Hospital Dr. Bartholomeu Tacchini.

                Em 1925, por ocasião do Cinquentenário da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, foi publicada, em língua italiana, pela Livraria do Globo, de Porto Alegre, a obra A COLONIZAÇÃO ITALIANA NO RIO GRAQNDE DO SUL – 50 ANOS – em dois volumes, com os relatos sobre a história e economia de cada Município.

                A principal economia do município, em seu Cinquentenário, era baseada em produtos derivados de suínos, com destaque para banha. O segundo produto mais representativo era o vinho.

                Na época, Bento Gonçalves contava com 23 alambiques grandes, 173 alambiques pequenos, 27 automóveis particulares, 13 costureiras, 1 agência da Ford, 5 agências Bancárias, 36 madeireiras, 28 carretas grandes, 24 carretas grandes alugadas, 48 carroças pequenas alugadas, 33 carroças para o comércio, 451 carroças para o trabalho, 23 fábricas de cutelaria, 2 cafés com jogos de bilhar, 7 fábricas de gasosa, 2 fábricas de cerveja, 36 moinhos hidráulicos, 4 moinhos a vapor e 20 trilhadeiras de tração animal.

                O autor destaca que diante deste quadro, em apenas 50 anos de existência, previa um futuro brilhante para o Município de Bento Gonçalves.

“PROCURE CONHECER NOSSA HISTÓRIA…

ELA É O NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO CULTURAL.”