Penúltima e 4ª rodada da fase regular, mas o jogo entre Curitiba e Farrapos, hoje à tarde, às 15h, na capital paranaense tem cara de decisão antecipada. Isso porque vale a liderança da chave B do Super13, além da classificação antecipada ao time de Bento, em um confronto que aos seu termino, deixará apenas uma das equipes se manterá invicta no torneio.

Em três rodadas, o Farrapos apresenta um crescimento em seu nível de jogo. Após vencer Charrua e Desterro, com diferença não superior a 12 pontos, o time de Bento Gonçalves teve um intervalo de duas semanas para o jogo da rodada seguinte.

O resultado foi uma partida de excelência na última rodada, na Montanha, diante do Pé Vermelho, quando conquistou não apenas o triunfo por 66 a 14, mas também obtendo um ponto extra. Esse prêmio, por ter anotado quatro tries, é que fez diferença para o Farrapos chegar para o confronto contra o até então, líder, Curitiba, com apenas dois pontos os separando na tabela de classificação.

Os paranaenses também estão invictos. Um dos diferenciais da campanha no comparativo com o Farrapos, que o faz estar na liderança é no placar extra. O Curitiba em todos os jogos somou pelo menos quatro tries, o que lhe rendeu mais três pontos, chegando aos atuais 15.

Outro ponto que chama a atenção nos números do já classificado Curitiba, está no equilíbrio entre os setores ofensivos e defensivos. Entre todos os demais 12 participantes, a equipe é a que menos foi vazada pelos adversários, apenas 18 vezes. Além, é claro, do aspecto ofensivo, um dos melhores da competição.

Para o técnico do Farrapos Javier Cardozo, o jogo desta tarde pode ser considerado o mais importante até agora do ano. “Esperamos um jogo duríssimo, de intensidade muito alta e que irá uma grande demanda física. Será o jogo mais importante do ano, um desafio para o grupo do Farrapos”, analisa.

Com elação a força do adversário até agora no Super13, no que tange os números (veja no box ), Cardozo procurou ressaltar as qualidades e a forma com que o Farrapos terá que atuar em Curitiba. “Eles são muito fortes sim, mas nós também somos. Temos que jogar com confiança no trabalho que estamos fazendo desde o início de ano. Defender organizados e comprometidos a tacklear. E no ataque jogar com muita velocidade, de forma inteligente. Será um duelo muito bom, sem dúvida”, aponta.

Demais partidas de hoje
A rodada também é vital para outras equipes. No grupo B, do Farrapos, a terceira vaga para a segunda fase estará em disputa entre Pé Vermelho Serra Gaúcha Rugby. Outro jogo importante é entre Desterro e Charrua, valendo estar vivo para a última rodada.