O Farrapos Rugby Clube recebeu durante a tarde de sábado, 19, no Estádio da Montanha, o São José Rugby e impôs seu jogo, sobretudo no segundo tempo. Por conta da vitória pelo placar de 43×20 e também dos resultados paralelos, o time de Bento Gonçalves diminui a diferença para o segundo colocado do Super 8.

O primeiro tempo foi uma montanha russa de emoções. Ao iniciar a partida já com um try de Teco e com conversão de Facundo Flores, o Farrapos deu amostras de que venceria facilmente o atual lanterna da competição. Entretanto, a sequência rejeitou qualquer possibilidade de um jogo fácil – pelo

Primeiro tempo da partida foi bastante disputado (Foto: Lucas Delgado)

menos no primeiro tempo. As três pontuações seguintes foram do time visitante: dois tries (com uma conversão), e um penal. Dessa forma, o São José assumiu a liderança da partida por 15×7.

Antes mesmo do primeiro tempo findar, o Farrapos retomou o equilíbrio que o caracteriza neste ano de competição. Dois tries e duas conversões deixaram o placar do jogo em 21×15.

O segundo tempo trouxe um novo panorama da partida. O Farrapos controlou o jogo e conseguiu abrir uma vantagem importante. O argentino Facundo Flores mais uma vez foi decisivo. Na volta para etapa final anotou dois belos tries – em um deles, atravessou todo o campo adversário para confimar os pontos. Além dessas boas campanhas, o Farrapos cruzou a linha do ingoal mais duas vezes.

O capitão Diego Bigode em disputa pela posse da bola oval (Foto: Lucas Delgado)

O placar final da partida foi de 43×20. O capitão do Farrapos, Diego Bigode, falou sobre o equilíbrio na primeira parte da partida: “É uma constante do rúgby. O primeiro tempo mais duro e equilibrado, mas com a presença gradativa do cansaço as diferenças entre as equipes aparecem. A gente soube aproveitar isso”, afirma.

Mesmo que não haja definições sobre as quartas de final do Super 8 – a primeira das fases mata-mata -, o capitão tem boas expectativas sobre o futuro no torneio. “Nós vamos seguir treinando duro, temos ainda um jogo da primeira fase diante da Poli,  que um dos times mais duros do campeonato”. Bigode complementa que “o Farrapos  já está preparado para a fase seguinte. Nunca tivemos a chance de jogar uma semi final, por exemplo. E queremos isso, no mínimo. Depois, um passo de cada vez”,  afirma.

O Farrapos enfrenta a Politécnica na próxima partida do Super 8 no próximo sábado, 26, também no Estádio da Montanha. Esta será a última partida da primeira fase do Campeonato Brasileiro de Rugby XV. Com a vitória, o Farrapos atinge os 20 pontos conquistados. O segundo colocado Pasteur venceu (mas sem ponto de bonificação) e tem 22 pontos.