Sim, faltam apenas 29 dias para a Copa do Mundo de 2014. E ela vai ser realizada no Brasil. Vai, sim! Mas, impressiona a forma com que “brasileiros” (certamente uma minoria insignificante) estão se posicionando. Ser contrário, ter ideias diferentes não é pecado, não é um mal, é a tradução da democracia na sua essência. A pluralidade de pensamento é o sustentáculo da democracia, inegavelmente. Todavia, proferir palavras agressivas, ofensivas contra os que pensam diferente; agredir ou incitar agressões; participar agressivamente de manifestações, nada disso pode ser tolerado, aceito por ninguém, a começar pelos governantes e autoridades a quem delegamos nossa representatividade. São eles que detêm o poder de impedir, até mesmo usando a força, para que arruaceiros, baderneiros, bandidos – mascarados ou não – não coloquem em risco a integridade das pessoas e, mesmo, a imagem do Brasil.

Tenho visto tanta estupidez, tanta ignorância, tanta pregação de violência, tanto desejo de bagunçar com a Copa do Mundo que entendo que nossos governantes e autoridades serão obrigados a usar de força para impedir que essa bandidagem atinja seus objetivos. O “não vai ter Copa” é um lema que deverá ser reprimido com a energia que for necessária. E será, certamente. Tenho ouvido e visto, também, muitos falando sobre educação, saúde, segurança pública prejudicados porque dinheiro foi desviado para obras da Copa. E se vê de tudo, notadamente “atestados de ignorância” de muitos que repassam tudo o que recebem, sem se dar ao trabalho de conferir a veracidade.

Obviamente não seria destinado mais dinheiro para essas coisas se não houvesse a Copa do Mundo. E, possivelmente, nem para obras viárias e de infraestrutura que estão sendo construídas. Nenhum desses “jênios” da internet colocou uma única vez sequer números que comprovem que “sem Copa, a saúde, educação e segurança pública receberam mais”, como também não postaram valores aplicados em anos passados e de agora para que se possa comparar. Não fazem isso porque NÃO aconteceu. Não houve redução de valores aplicados nesses setores em razão da Copa do Mundo.

E se alguém tiver números contrários a isso, por favor, enviem – com a devida fonte para comprovação, claro – para mim e terei o máximo prazer em divulgar. Portanto, para mim, até agora, esse papo todo é de cunho político-partidário e sem fundamento fático. A “tchurma” do “quanto pior, melhor” está politizando a Copa do Mundo e quer bagunçá-la. Se puder! O Brasil está prestes a ser colocado na maior vitrine do mundo: A COPA DO MUNDO DE FUTEBOL. Vou torcer para que os brasileiros tenham sensibilidade suficiente para saber que TODOS poderão ganhar com ela. Ou perder. Depende de cada um e das ações de nossos governantes e autoridades. Ah, sim, e da imprensa, que poderá traduzir fatos ou deturpá-los por politicagem.