O bairro São Roque, localizado na área norte da cidade, destaca-se por ser o mais populoso de Bento Gonçalves. Habitado por aproximadamente 13 mil pessoas, o local apresenta opiniões divergentes quanto a saúde e negativas quanto a manutenção de vias e segurança. A precariedade das vias, com paralelepípedos soltos, buracos e mato, e a falta de segurança, crescente em diversas regiões do município, preocupam e são reivindicações dos munícipes.

Inês Maria Krugel, 57 anos, comenta que o bairro é bom, mas que a falta de segurança preocupa. “Estamos insatisfeitos com esta questão. É um bairro populoso e está se tornando muito perigoso devido a violência crescente na região e riscos de assaltos”, pontua.

Já sobre as vias em precariedade, a moradora Iracema Dutra frisa que é necessária uma manutenção mais constante. “Deveria haver uma melhor regularidade na preservação das nossas ruas. Alguns motoristas tem dificuldades em passar por certos pontos, um deles é a Carlos Gomes “, frisa.

Crescente violência na região norte preocupa locais

Uma ONG mexicana divulgou um estudo no mês de janeiro destacando que o Brasil é o país com o maior número de cidades entre as mais violentas do mundo em 2015. Confirmando a sensação da falta de segurança em localidades do estado e país, a reivindicação por melhorias na área é visível em diversos bairros de Bento Gonçalves. No São Roque não é diferente. Os locais solicitam que a questão seja estudada, pois a violência é crescente.

Os irmãos Adir, 57, e Enio Barbieri, 54, são donos de um estabelecimento comercial na localidade. Há 28 anos tocam juntos o empreendimento da família, mas queixam-se da falta de segurança na localidade. “Neste tempo já fomos assaltados 6 vezes , fora quando nem fomos atrás para registrar as ocorrências”, ressalta Enio.

Entretanto, mesmo com as dificuldades encontradas, e algumas marcas no corpo devido a um dos assaltos, o sorriso faz parte da rotina dos dois trabalhadores. “Tomei uma coronhada na cabeça, mesmo assim, continuamos trabalhando. Realmente precisamos de mais segurança em nossa localidade. Sabemos que não é somente aqui, também em outros bairros do município e pela região, mas realmente está se tornando perigoso”, pontua.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 16 de março.