Segundo a 16ª Coordenadoria de Educação, o contrato não foi renovado junto à empresa terceirizada. Processo pode levar 15 dias, mas estudantes seguem com atividades on-line

Desde a terça-feira, 31 de agosto, a escola estadual Mestre Santa Bárbara suspendeu temporariamente as aulas presenciais em todos os níveis de ensino. O motivo é a falta de profissionais de limpeza, que garantem a segurança epidemiológica dos estudantes, em função da pandemia da Covid-19.

Na escola Mestre, são 1.128 alunos matriculados em 39 turmas. De acordo com esse número, a instituição tem direito a cinco funcionários. Conforme a diretora da escola, Margarida Mendes Protto, apenas uma profissional estava ativa. “Em função da não renovação de contrato da empresa terceirizada com a Seduc (Secretaria Estadual de Educação), deixamos de ter duas funcionárias e as outras duas pediram demissão. Infelizmente tivemos que interromper as aulas temporariamente. Acredito que nesta semana se resolva. Já informamos também a Coordenadoria Regional de Saúde, a qual está agilizando a contratação”, esclarece.

O responsável pela 16ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Alexandre Misturini, explica que o Estado não renovou o contrato por conta de irregularidades. Com isso, 18 postos de trabalho na região atendidos pelo órgão, envolvendo 25 municípios da Serra, ficaram em aberto. “Seguimos um protocolo rígido de saúde e fechamos para evitar surto de coronavírus. Recebemos autorização da Seduc com 15 fontes de custeio, isto é, verificamos quem se candidatou nos três últimos editais públicos e entramos em contato para saber se têm interesse”, declara.

Misturini acredita que, no máximo, em 15 dias tenha solução para a escola Mestre. “Estamos fazendo ‘das tripas ao coração’ para que isso aconteça. A nossa vontade é aluno dentro da escola”, reitera.

Respeito à profissão

O professor de matemática Paulo Pires Rusezyt publicou um vídeo em sua rede social em que expõe a indignação pelas críticas que ele e demais docentes receberam. “No aviso feito pela escola no Facebook, fomos atacados de maneiras lastimáveis como se a culpa fosse dos professores e da gestão escolar. Estamos cansados de ser massacrados. Pessoas falando que estamos interessados no salário. Que salário? A maioria dos meus colegas tem outras profissões, ser professor é um trabalho cansativo. Quem é meu aluno sabe o quanto amo. Estamos muito entristecidos em ter que dar aula remoto. Chega! Respeitem a nossa classe”, repreende.

Em contato com o Jornal Semanário, Rusezyt ainda acrescenta que, muitas vezes, os funcionários da limpeza trabalhavam sem receber o pagamento. “São coisas que deixam a gente muito chateado. Está sendo massacrante, tenho vontade de chorar só de falar disso”, lamenta.

Nota da escola

A direção da Escola Estadual Mestre Santa Bárbara, vem a público manifestar sua indignação sobre alguns comentários maldosos em relação à suspensão das aulas. Informamos ainda que a mantenedora determina que a escola deve seguir todos os protocolos de higiene e segurança para a saúde de toda a comunidade escolar, portanto cientes de nossa responsabilidade como gestores tivemos que tomar esta atitude a qual também não nos agrada, mas infelizmente não tivemos outra saída, pois estávamos trabalhando com o número defasado de funcionários.
Salientamos que os professores continuam desempenhando seu trabalho de forma remota, a secretaria e direção continua atendendo de forma presencial aos que necessitam de informações e ou documentação.
Informamos também que a direção da escola em momento algum se omitiu de suas responsabilidades, inclusive, por questão de saúde pública e principalmente por estarmos em uma pandemia, informou a 16ª CRE sobre sua necessidade de funcionários.
Lembrando também que a higienização das salas de aula ocorre antes dos alunos entrarem, quando vão para o lanche e quando termina o turno.
Queremos também demonstrar toda a nossa admiração e apreço aos nossos professores, os MESTRES DO MESTRE, por sua competência, seu trabalho, sua busca por conhecimento. Não deixem que comentários maldosos diminuam sua importância. Vocês nos orgulham e fazem com que a nossa escola tenha uma posição de destaque no Município.
Aos nossos alunos; sabemos o quão difícil está para vocês se adaptarem a esta nova realidade, mas esperamos que tudo se normalize o mais breve possível.