O ano letivo recém está iniciando e os alunos já enfrentam sérios problemas para poder estudar. Imagine o seu filho saindo de casa para a escola e correr o risco de não ter nem água para beber no local. Falta d’água, prédios com infiltração, instalações elétricas precárias e falta de profissionais na área de cozinha são alguns dos problemas encontrados nos estabelecimentos de ensino.
É difícil entender como em uma escola com a dispensa cheia de comida os alunos tem que passar o dia se alimentando apenas com banana e biscoito. Neste caso, a falta de merendeiras puniu os pequenos estudantes do Caic, no bairro Ouro Verde. Esquecem-se nossos governantes que lá, naquele bairro, a maioria dos frequentadores daquela instituição de ensino é formado por crianças carentes. Para muitos, as refeições que eram feitas no Caic são as únicas do dia, ou pelo menos as mais reforçadas.
O Caic carece de merendeiras. Precisa de cinco e tem apenas uma. Desta forma, fica difícil fazer almoço para cerca de mil crianças que passam pelo local diariamente. O desespero é tanto que professores e diretores se uniram para cozinhar alguns alimentos, a fim de evitar que eles apodrecessem e fossem parar nas lixeiras por falta de uso. Um remanejo de profissionais ou uma contratação emergencial se fazem necessárias.
Pior que isso é ver a Escola Estadual Bento Gonçalves da Silva se deteriorando ao longo dos anos sem que nenhum governo faça absolutamente nada. Um curto-circuito, devido às incontáveis infiltrações existentes no prédio, interromperam as aulas. Este estabelecimento de ensino assiste a uma disputa entre governo do estado e prefeitura sobre aquele espaço. Porém, nem um, nem o outro vai tomar providência para evitar uma tragédia anunciada. Pais, professores e alunos estão aflitos e só esperam o pior acontecer.
A escola Pedro Rosa também vive às raias do absurdo e da falta de consideração com a educação. A caixa d’água foi retirada há mais de dois anos e, até agora, todos daquela comunidade escolar aguardam a construção de uma nova. Enquanto isso, professores e funcionários tem que buscar água de balde para abastecer as descargas dos banheiros, devido a falta constante de água. Além disso, o estabelecimento de ensino enfrenta problemas em suas instalações elétricas e também na sua estrutura.
E estes são apenas alguns casos que assolam a nossa educação em Bento Gonçalves. Houve um tempo em que falavam que educação era prioridade. Será mesmo?