Fabiana de Oliveira Keller, ou Fabi Keller, como gosta de ser chamada, gosta muito de conviver com pessoas com senso de humor e que riem dos próprios problemas. Seu companheiro de rotina é Silvério Seger, com quem está junto há mais de 15 anos.

Formada em Psicologia, é pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas pela UCS. Atualmente está cursando o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) no Campus Porto Alegre do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). “Fiz psicologia baseada no sentimento de ajudar as pessoas, porém, quando me mudei para Bento Gonçalves, vi que havia concurso para o IFRS, me inscrevi, estudei muito e passei”, revela. Atualmente, atua como Servidora Pública Federal, sendo Coordenadora de Pesquisa Institucional na Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional na Reitoria do IFRS. “Sou apaixonada por trabalhar em prol de uma educação pública, gratuita e de qualidade, que é o lema do IFRS. Em tempos de desmonte da educação pública, resistir e lutar pela educação é prioridade”, ressalta.

Fabi no canto

Ela também divide sua rotina com um amor: a música. Por isso, está como presidente do coro da Fundação Casa das Artes. “Sempre gostei de cantar e, em 2011, vi no Jornal Semanário, uma chamada para audições para o Coro da Fundação Casa das Artes, como eu já cantava em coros desde a época em que morava em Novo Hamburgo, fui lá conferir! Foi amor à primeira vista! Adorei o grupo e estou lá desde então”, pontua. No ano de 2014, um passo a mais foi dado em sua ‘carreira musical’. “Foi feita uma eleição para formalizar a presidência do Coro e fui eleita. Desde então, temos buscado maior visibilidade do Coro na comunidade de Bento Gonçalves e região. A atual diretoria tem lutado muito para que possamos fazer o nosso trabalho com a maior qualidade possível. Com exceção do regente, Gerson de Souza, que é Bacharel e Licenciado em Música pela UFRGS, os cantores todos são amadores”, esclarece.

Neste ano, em que o coro completa 20 anos de fundação, um momento especial está sendo programado. “Para coroar este marco, gravamos um CD. Este é um importante registro de uma caminhada tão bonita, da qual faço parte há oito anos. Estamos todos muito felizes com o resultado”, celebra. O lançamento está agendado para o dia 19 de dezembro, às 19h30min, na Sala de Cinema da Casa das Artes, com entrada franca.

Favoritos

Você já teve animais de estimação? Fale sobre eles: Amo gatos. Já tive o Frajola, que já virou estrelinha. Hoje tenho a Pinny Winny e o Tom Cookie. As fotos deles fazem sucesso nas redes sociais entre os meus amigos.
Você tem hobbies ou passatempos? Gosto muito de ler.
Sushi ou assado? Não curto sushi, prefiro um churrasco.
Saúde: Faço pilates e isso me ajuda muito na questão física.
Praia ou campo? Praia, sempre.
Um ídolo: Na música, Nando Reis.
Uma paixão: Cantar.
Música? Qual sua preferida? Tenho o gosto musical eclético. Algumas músicas fazem meu pensamento viajar: “Te Quiero”, versão dos “Los Sabadeños” e “Runaway Train”, do “Soul Asylum”. Amo quase todas as músicas do Nando Reis, sempre que posso vou aos shows dele.
Livros? Leio vários livros ao mesmo tempo. Estudo a Doutrina Espírita e agora com o mestrado, tenho lido muitos textos na área da Educação Profissional e Tecnológica.
Viagens? Gosto muito de lugares de praia, gostaria de poder viajar mais.
Sobre o futuro. Quais seus planos? Para 2020, minha meta é focar no mestrado e tentar conciliar isso com o coral, teremos novas eleições no próximo ano e espero que a próxima pessoa a assumir a presidência possa dar continuidade ao bom trabalho que esta diretoria vem fazendo.

Foto: Evandro Soares