A maior feira multissetorial do Brasil impressiona pelos números: concentra 450 expositores e recebe mais de 200 mil visitantes em onze dias de programação, movimentando cerca de R$ 40 milhões em negócios. Gerenciar um evento com essas proporções tem, como um dos principais desafios, garantir a tranquilidade e o bem-estar dos participantes. Por isso a ExpoBento 2017 colocou os investimentos em segurança como prioridade em sua 27ª edição.

Multiplicar os olhos da vigilância espalhada pelo Parque de Eventos, onde ocorre a feira, foi uma das estratégias adotadas com essa finalidade. O monitoramento externo, fora da área de exposição, recebeu atenção especial. Oito câmeras serão instaladas no pórtico de acesso para auxiliar na observação de veículos que chegam e saem do parque e na movimentação nas redondezas.

Além disso, uma equipe de 45 pessoas cuidará do estacionamento e orientará no fluxo de automóveis, com o suporte de seis vigilantes, sendo quatro a bordo de motocicletas, em sistema de ronda permanente. “Contratamos, também, um grupo de segurança na parte externa para apoiar os profissionais encarregados de ordenar o trânsito de veículos. Eles ficarão em pontos estratégicos, em guaritas, e equipados com refletores para facilitar a vigilância”, comenta Daniel De Toni, diretor de Serviços da ExpoBento.

O policiamento ostensivo ganha reforço com a presença da Brigada Militar e do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), que também estarão envolvidos com a segurança da ExpoBento, principalmente nas vias de acesso ao parque, a RS-444 e as avenidas Marechal Humberto de Castelo Branco e Sete de Setembro, com o intuito de organizar e agilizar o tráfego.

Segurança em cada detalhe do Parque

Dentro do Parque de Eventos, a ExpoBento também mantém uma estrutura rigorosa de segurança. Neste ano, 214 câmeras ajudarão a monitorar a circulação do público. Desse total, 190 estão disponibilizadas no interior dos seis pavilhões que abrigam as atrações da feira. Outras 16 estarão colocadas no hall de acesso. Por ali, uma empresa privada dará suporte à organização no controle do fluxo de pessoas e fará a segurança em cada portão dos pavilhões.

Durante os períodos de funcionamento da feira, vigilantes dispersos junto ao público estarão atuando constantemente. “A quantidade de seguranças internos está dimensionada conforme a necessidade de cada situação. Nos momentos de shows e nos finais de semana, em que a circulação de público é maior, organizamos o aumento no número de vigias no interior do Parque”, diz De Toni.

Outro ponto importante do trabalho está sendo o repasse de orientações aos expositores, que recebem informações valiosas sobre como evitar situações de risco, protegendo seus estandes e também os clientes. Somados, esses cuidados que ajudam a inibir as ações de delinquência e o planejamento em precaução vêm surtindo efeito. Nos últimos três anos, a nota média dada pelos visitantes da ExpoBento ao quesito segurança foi de 9. “Isso demonstra a qualidade do serviço oferecido. Afinal, quem visita a feira está em busca de um programa de lazer para aproveitar com toda a família, e garantir as melhores condições de segurança é fundamental para que o público possa usufruir com tranquilidade as atrações programadas”, diz De Toni.