Diretor Leocir Glowacki fala sobre as novidades elaboradas para mais uma edição da maior feira multissetorial do país

Faltando menos de 60 dias para a realização da 28ª ExpoBento, a feira está sendo preparada para, mais uma vez, surpreender o visitante entre os dias 7 a 17 de junho, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Em meio aos projetos, a diretoria corre contra o tempo para definir a grande programação e a busca por empresas para a captação de recursos, através das leis de incentivo à cultura. Na edição deste ano, cerca de 90% dos espaços de exposição já estão confirmados, refletindo a confiança e expectativa das empresas participantes na realização de bons negócios.

De acordo com o diretor-geral, Leocir Glowacki, os segmentos mais adiantados na comercialização são Gastronomia, moda, variedades e imóveis, além de automóveis e 40 estandes previstos para a agroindústria. “Tivemos uma boa renovação dos expositores, além de buscarmos um mix maior de opções de compra. O que podemos destacar também são as novidades na Praça das Vinícolas para todo o público visitante, porém, não podemos divulgar nada ainda. É surpresa”, ressalta.

Ainda, seguindo o ritmo de planejamento, Glowacki ressalta que os formatos que foram aprovados pelo público no ano passado permanecem nesta edição, como, por exemplo, o pagamento do ingresso que possibilita o acesso aos shows da praça gastronômica. A novidade neste espaço fica por conta de atividades voltadas ao público infantil. “O espaço da gastronomia ganhou um novo formato, vem com muitas novidades, entre elas, uma área voltada para as crianças, vindo a agregar o projeto da ExpoBento. Ele foi visto com bons olhos pelo empresariado”, garante.

Shows e programação

Conforme o diretor-geral da ExpoBento, houve um atraso na definição de toda a programação da feira, devido a busca de empresas parceiras. No entanto, Glowacki garante que o evento está sendo adaptado, de acordo com os recursos disponíveis. “Queremos contemplar o maior número de pessoas possíveis. Portanto, haverá um dia voltado ao tradicionalismo, ao rock, pop, sertanejo, atrações culturais e por aí vai. Temos que organizar essa grade para podermos divulgar em breve. Serão mais de 80 atrações de artistas locais e da região”, enfatiza.

Satisfação do expositor e público

Ao analisar os resultados do ano passado, tanto nos números de negócios realizados, como na avaliação da ExpoBento, a diretoria traçou objetivos que, segundo Glowacki visam manter o grau de satisfação de quem visita a feira durante o seu período de realização. “Estamos preocupados com a satisfação do nosso visitante e do expositor. As pesquisas apontam que a grande maioria das pessoas vem à ExpoBento para realizar compras”, enfatiza. O diretor ressalta ainda que os expositores devem apresentar muitas novidades, assim como nas edições anteriores. “Lançamentos na moda, imóveis, entre outros para prospectar clientes durante e depois da feira”, pontua.

Qualidade do evento

Questionado sobre as expectativas em manter o padrão das edições anteriores, Glowacki foi enfático ao dizer que o maior desafio da diretoria será o de manter o patamar alcançado ao longo dos anos. “Recebemos nota 9.1 na média, o que representa, dentro do que é preconizado nas avaliações de feiras, como grau de excelência. A responsabilidade aumenta, pois não podemos, nesta edição, ficar abaixo desses números. Devemos estar atentos às ações que serão tomadas durante o período de evento”, ressalta.

Agroindústria Familiar

Avaliado como um espaço para o produtor rural apresentar o trabalho realizado em sua propriedade, a parceria entre a feira, Emater-RS/Ascar e Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário, Pesca e Cooperativismo foi formalizado há poucas semanas. Segundo Glowacki, levar a agricultura para dentro da ExpoBento valoriza a feira e, consequentemente, o produtor. O diretor comemora o aumento no número de expositores neste setor. “Em 2017 tivemos 27 agroindústrias presentes. Esse ano chegamos a 40 espaços reservados. É uma forma de fomentar a produção daquela pequena propriedade.”, afirma.

Ilustram imagens do diretor geral da ExpoBento 2018, Leocir Glowacki, e sua diretoria. Foto: Emerson Ribeiro.

Resultados de 2017

Glowacki integrou a equipe da ExpoBento 2017. Como diretor da edição de 2018, espera, junto com a sua equipe, realizar um trabalho que possa melhorar o evento que, segundo ele, a cada ano supera as expectativas. “A ExpoBento sempre vem com alguma novidade em seu formato. E esse é o nosso trabalho como diretoria. Às vezes não é mudar pelo simples fato de não gostar. Precisamos buscar soluções para aspectos em que o visitante e o expositor apontam. São detalhes que a gente vem buscando para melhorar a ExpoBento”, garante.

“Nosso principal objetivo é a satisfação dos visitantes”

Com um perfil tranquilo, comprometido e exigente na conquista de resultados, o diretor-geral da ExpoBento trabalha em busca de formalizar parcerias e ações que visem fomentar ainda mais a realização da maior feira multissetorial do Brasil. Em entrevista ao Semanário, Glowacki falou sobre suas perspectivas e ideias para a edição de 2018.

Jornal Semanário: Quais os objetivos da diretoria?
Glowacki: Aceitamos esse desafio por acreditar que a ExpoBento, a partir do momento em que desenvolvendo um bom trabalho, com seriedade, conseguiremos alcançar tudo aquilo que planejamos. Num primeiro momento, o frio na barriga é inevitável, mas é esse sentimento que nos motiva e nos faz acreditar que estamos no caminho certo. É um desafio para o nosso crescimento pessoal e também coletivo, progredindo perante a comunidade, e de poder retribuir para toda a comunidade de Bento Gonçalves, um belo trabalho que a ExpoBento proporciona.

J.S: Leocir, fale mais sobre a diretoria da ExpoBento.
Glowacki: Cada membro da diretoria que foi escolhido, aceitou o convite de imediato. Achei que poderia ser um desafio complicador, por muitos deles não participarem da ExpoBento em outras edições. Porém, por entender da importância do Centro da Indústria e Comércio de Bento – CIC-BG e por conhecer o meu trabalho, se facilitou também a aceitação em integrar a diretoria. É um ganho que eles terão como pessoa.

J.S: Quais os objetivos e expectativas?
Glowacki: Nosso principal objetivo é a satisfação dos visitantes. Que ele consiga encontrar um grande número de produtos. Que ele saia satisfeito com suas compras, da mesma forma com o nosso expositor. Ele vem para cá, pois sabe dos resultados positivos que pode alcançar aqui. Nas edições anteriores, as pesquisas mostraram isso. Queremos fazer uma ExpoBento tão boa, quanto as outras que foram realizadas. Estamos trabalhando desde o primeiro dia, para que esta edição alcance o sucesso. Se ela for maior, melhor. Mas se ela for igual às últimas edições, podemos nos considerar vitoriosos, pois podemos afirmar que foi importante para Bento e região.