Fundada em 1966, a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) terá como grande objetivo em 2018 a manutenção da integração já desenvolvida na Serra Gaúcha. Pelo menos é isso que aponta o atual presidente da entidade e prefeito de Garibaldi, Antônio Cettolin, que permanecerá no cargo até março deste ano.

De acordo com ele, entre as futuras ações estão o agendamento de uma audiência no Ministério dos Transportes para o prolongamento da BR-448 (Rodovia do Parque), para facilitar o tráfego para a Serra Gaúcha. “Outro ponto que será mantido será a vinda do campus da UFRGS para a Serra, em terreno da Embrapa, no Vale dos Vinhedos” pontua.

Conforme Cettolin, a Amesne conseguiu fazer com que os segmentos público e privado caminhassem de forma sincronizada. “Semeamos o trabalho de forma coletiva e vamos continuar, pois entendemos que é o caminho a ser seguido”, projeta.

Na avaliação da entidade, 2017 foi um ano altamente positivo para a Amesne. A participação dos municípios nas ações da entidade foi alta e vários temas foram abordados, principalmente no que tange à capacitação e formações dos prefeitos referente às leis vigentes. “Entre as ações do ano, destacaria o envolvimento direto na construção do trevo da Telasul”, comemora.

Ainda sobre as expectativas, o presidente da entidade destacou que todos os municípios que compõem a Amesne estão com uma expectativa muito positiva. “Os últimos números apresentados mostram equilíbrio nas contas públicas, principalmente na esfera federal e estadual na economia”, projeta.

A respeito da conjuntura econômica, Cettolin destacou que, em 2017, a maioria dos municípios da Amesne manteve-se dentro do orçamento planejado. “Foi um ano muito arrochado, mas com muita determinação, todos conseguiram realizar algo. Para 2018, como a projeção da economia é de crescer um pouco, temos a expectativa que mais recursos devem vir aos municípios para atender ao que é importante para suas comunidades”, comenta.

A Amesne

Com sede em Bento, é filiada à Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). A entidade visa a solução dos problemas comuns aos Municípios tendo por fim associar, integrar e representar judicial e extrajudicialmente os Municípios da Região, além de atuar nas ações de interesse geral e por objetivo a valorização do municipalismo, desenvolvendo ações diversas nesse sentido.