Depois da mobilização dos artistas e da reestruturação da Secretaria de Cultura de Bento Gonçalves, a fusão com a pasta de Turismo não deve ocorrer. A certeza parte do coordenador cultural Cristian Bernich, que foi contratado pela Prefeitura para integrar a pasta após manifestações da classe cultural.

Bernich acredita que o prefeito Guilherme Pasin foi sensibilizado pelos artistas e percebeu que manter a pasta em funcionamento não significava um custo, mas um investimento. O artista também foi uma das lideranças nas manifestações de dezenas de artistas que protestavam contra a fusão, no final do ano passado. “Agora eu trabalho aqui (na Secretaria de Cultura). Por consequência das reuniões com o prefeito, o secretário me chamou e eu acabei aceitando”, conta.

Em reunião, Pasin solicitou aos artistas que apresentassem um organograma com soluções para o órgão cultural funcionar com menos custos, o que está sendo aplicado em etapas. Na avaliação de Bernich, o trabalho vem sendo realizado para cumprir com a proposta apresentada ao prefeito. “Um número de funcionários reduzido até demais, nós temos bastante trabalho”, comenta.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, dia 15.