Com algumas dietas mais radicais e restritas é possível perder peso muito rápido. O grande desafio, na sequência, é manter a balança em dia, criar novos hábitos e não voltar mais para o peso antigo. Nesse processo, é muito comum que as pessoas sofram com o chamado efeito sanfona, que consiste no aumento e diminuição de peso repetidas vezes.

Quem adota uma dieta radical, em geral, segue um cardápio restritivo e deficiente em nutrientes. Além de prejudicar a saúde, chega um momento em que se torna cansativo consumir os mesmos alimentos e a pessoa volta, com ainda mais intensidade, a sua antiga alimentação.

Como driblar o efeito sanfona?

O cérebro tende a interpretar a eliminação de peso como uma ameaça ao organismo, passa queimar menos calorias e desacelera o metabolismo. Essa reação é um dos principais fatores para o efeito sanfona. O resultado disso pode ser o desenvolvimento de doenças coronarianas, hipertensão e colesterol alto, além de enfraquecimento do sistema imunológico. Para evitar prejuízos à saúde, o nutrólogo indica algumas atitudes importantes no dia a dia.

Não pule os intervalos da alimentação

A recomendação é se alimentar – de lanches saudáveis – de três em três horas para evitar comer muito nas refeições principais. O ideal é fazer de cinco a seis refeições ao dia com intervalos regulares.

Não exclua os carboidrato da dieta

Quem corta carboidrato da dieta de forma radical pode começar a sofrer com cansaço excessivo, má qualidade de sono e indisposição. Além disso, é difícil e perigoso eliminar esse nutriente do cardápio por períodos muito longos, o que pode fazer com que você exagere na quantidade na hora de voltar a ingeri-lo.

Coma devagar

Quem tem o hábito de comer muito rápido acaba ingerindo uma quantidade maior de alimentos, além de prejudicar a absorção dos nutrientes e a digestão.
Cuidado com alimentos “saudáveis”

Atenção na hora de escolher alimentos que parecem light, mas não são e fique de olho na quantidade consumida. Azeites, queijos magros e granola, por exemplo, se consumidos em grandes quantidades, podem engordar.

 

Fonte: bolsademulher.com