Durante três dias, Bento Gonçalves foi palco para debates do setor de transporte do país. O evento Conet&Intersindical reuniu aproximadamente 400 pessoas de Federações, Sindicatos e Associações ligadas ao Transporte Rodoviário de Cargas. A primeira edição do ano aconteceu em São Paulo no mês de janeiro. O evento foi realizado pela NTC & Logística, tendo como entidade anfitriã a Fetransul.

A abertura do Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado (Conet) ocorreu na tarde de quarta-feira, 3 de agosto. O evento compreendeu a análise tarifária do Transporte Rodoviário de Cargas, bem como a apresentação do relatório de providências da edição anterior, realizada em São Paulo. Além disso, também foram debatidos os Índices Nacionais do Custo do Transporte (INCT), bem como a apresentação do resultado das pesquisas sobre defasagem dos fretes, além de um panorama geral do cenário macroeconômico do país para o período 2016/2017.

O presidente da Fetransul, Paulo Vicente Caleffi, agradeceu aos presentes e frisou a importância do evento para o setor, bem como a grande participação de empresários e entidades. “Temos aqui a presença de mais de 40 Sindicatos, cerca de 10 Federações e 3 Associações ligadas ao setor. O que for debatido e decidido, com toda certeza, terá um peso muito amplo devido ao grande número de entidades e empresários aqui presentes”, ressalta.

O presidente da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), José Hélio Fernandes, pontuou que a missão da entidade está sendo cumprida e que, mesmo com a crise que afeta todos os segmentos, a união é necessária para que todos os obstáculos sejam vencidos. “Queremos que as bandeiras do nosso setor continuem nascendo nas bases e sindicatos e que possamos trabalhar de forma harmoniosa para valorizar esse crescimento e fortalecermos nosso setor”, lembra. Ele comenta, ainda, que a força provém também da participação. “Nosso slogan é atitude e gestão e desde o início essa é a frase que colocamos e queremos ter mais atitude. Deste evento sairão decisões importantes para o setor e para isso é necessário debater, deliberar e refletir para tomarmos decisões corretas”, afirma.

O vice-presidente da NTC, Urubantan Helou, disse que a edição do Conet foi histórica. “Nossa missão está sendo cumprida. Cabe às nossas lideranças aqui presentes, em grande número, fazer que esse Conet seja o mais histórico que assistimos e de maior relevância para o país”, afirma.

Avaliação positiva

A avaliação do evento é positiva de acordo com o presidente da Federação, Paulo Caleffi. Segundo ele, receber um evento nacional em Bento Gonçalves, demonstra a confiança e a união do setor através de debates. “O objetivo foi mostrar que temos condições de fazer um evento nacional considerado um dos mais expressivos no setor de transportes. Trouxemos para o município dois eventos concomitantes, que é o Conet e o Intersindical e realizamos um terceiro, próprio da Federação. Pela primeira vez conseguimos reunir, em um só local, 42 Sindicatos, 12 Federações e 3 Associações nacionais e 1 internacional”, comenta.

Deliberações a cerca do setor foram analisadas. “O maior estudo que tivemos foi analisar 33 propostas de alteração na legislação trabalhista que é um tema que figura atualmente e tem se alastrado não pela situação econômica, mas sim por uma instabilidade da insegurança jurídica proporcionada pelas leis trabalhistas que são excessivas e quase impossíveis de serem cumpridas. Então esse evento transcorreu durante três dias e no intervalo noturno também realizamos a Ordem do Mérito do Transportados Gaúcho no qual o principal agraciado foi o vice-governador do Rio Grande do Sul, José Paulo Dornelles Cairoli”, lembra.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 6 de agosto.