…você não tenha que admirar de longe aquilo que você tinha tão perto.


Viver intensamente é fazer coisas por impulso. Mas pensem comigo, isso não soa um tanto egoísta? A gente bebe até esquecer o próprio nome e acaba num quarto com pessoas estranhas. A gente faz o que dá na telha no momento sem pensar nos outros. Busca a felicidade em coisas que satisfazem os desejos do ego, e confesso que não é uma sacada muito inteligente. Para mim é só egocentrismo e falta de vontade de viver. Temos que lidar com a dor dessa verdade.


Todo mundo já sabe que fumar faz mal à saúde. Que beber faz mal à saúde. Que fazer exercícios é bom. Que comer saudável é bom. Todo mundo já sabe que não somos eternos. Mas na hora de morrer todo mundo procura o milagre, não é?


Para de brincar com o sentimento do outro. Para de alimentar relacionamento que tapa um buraco só teu, para de beber para esquecer um passado que é uma cidade fantasma onde só você está vivo, para de comer a caixa de bombom inteira porque comeu um. Para de inventar aniversário do teu cachorro para não ir treinar, para de achar que vai viver para sempre. Para de fazer o outro chorar e chorar escondido.


Parecia tão legal fazer botox, ele foi inserido no sistema com tanta naturalidade. Nunca dei bola até que, não tão de repente, me vi como alguém que “precisa” fazer. Nunca pensei em pintar os cabelos, até que me vi imaginando como seria não ter meus estimados fios brancos. E isso graças a uma falha minha em me olhar no espelho, em viver uma fuga da realidade.


Já fiz muitas coisas por impulso, mas me orgulho de nunca ter ferido ninguém por conta deles. Já fiz coisas sem pensar direito, lembro delas com carinho, graça ou vergonha. Da maioria não me arrependo, porque foram experiências diferentes e legais, e não uma rotina tóxica. Mas o que me dá mais tesão e satisfação é ver o resultado do meu trabalho, de alguns hábitos, chegar em casa depois de um longo e estressante dia e sentir orgulho.


Vai experimentando a vida. Deixa teu ego de lado quando o sentimento é maior, quando a pessoa vale a pena. Para de se importar com o que a outra pessoa está comendo e cuida do teu prato. Vive intensamente teu treino novo! Come direito e vai dormir cedo. Vive intensamente teu relacionamento! Mete o louco junto, assiste filme junto! Traz chocolate na tpm! Vive intensamente teus estudos! Sabe quanto vale uma festa de formatura? Não em dinheiro, mas em gratidão? Vive intensamente a construção da tua casa! Sabe quanto vale a foto de cada tijolo colocado? Vive intensamente teu trabalho! Sabe quantas pessoas queriam estar no teu lugar? Vive intensamente tua família! Sabe quanto custa perder uma?


A gente tem graduação em lábia, mestrado em decepção, pós em bebida alcoólica, doutorado em esperteza, phd em traição. E esse currículo todo graças a uma fórmula FALHA de buscar fazer/ser/ter o melhor.
A aposentadoria tá logo aí, não importa a idade que você tenha, se não se ligar, vai morrer enquanto pensa em tudo o que podia ter feito se não fosse tão imaturo. Espírito jovem e imaturidade são coisas bem diferentes. Não tente se justificar.