O período mais intenso de aquisição das habilidades de linguagem e fala acontece durante os primeiros três anos de vida do ser humano, quando o cérebro está se desenvolvendo e amadurecendo. Essas habilidades se desenvolvem melhor em um ambiente rico em sons, paisagens e exposição constante à fala e linguagem de outras pessoas.

Sabemos que cada criança tem seu próprio ritmo de aprendizagem, porém, não é por isso que devemos deixá-la sem estímulo. Aliás, isso é um fator extremamente importante em qualquer aprendizagem e a linguagem não foge dessa regra. A genética tem sua parcela de importância, mas a criança aprende a falar ao ouvir a fala de outras pessoas.

A linguagem, segundo Piaget (2006) é a expressão mais especializada e diferenciada de uma função complexa que é a atividade simbólica. Havendo dúvida sobre algum atraso no desenvolvimento da linguagem oral o primeiro profissional a ser procurado é o fonoaudiólogo.

Muitas vezes também deverão ser consultados outros profissionais como psicopedagogo, neuropediatra…Sendo constatado algum atraso, quanto mais cedo for realizada intervenção, mais resultados benéficos são alcançados.