Até o momento, não há detalhes sobre o andamento dos estudos de coalizão; expectativa é de que primeiros resultados sejam divulgados em 60 dias

Pelo menos 17 pacientes dos hospitais Tacchini, de Bento Gonçalves e São Roque, de Carlos Barbosa, foram inclusos nos estudos do programa Coalizão Covid Brasil, que visa avaliar a eficácia de diferentes tratamentos em pacientes infectados pelo novo coronavírus. O trabalho é realizado em parceria com os hospitais HCor, Albert Einstein e Sírio-Libanês, que coordenam nacionalmente o estudo.

De acordo com o hospital Tacchini, os trabalhos tiveram início há cerca de três semanas. Nesse período, 93 pacientes foram avaliados para a seleção junto à pesquisa. Destes, 83 deram entrada em Bento Gonçalves e outros 10 na casa de saúde de Carlos Barbosa. Na primeira etapa do estudo de coalização, as equipes avaliam diferentes tratamentos para melhorar o quadro respiratório de pacientes com menor gravidade.

A segunda etapa é voltada aos casos mais graves, que necessitam de suporte respiratório. Até o momento, três pacientes de Bento Gonçalves estão inclusos neste processo. De acordo com a equipe, durante o tratamento, os pacientes recebem a medicação hidroxicloroquina, adicionada ou não de azitromicina. A intenção do estudo é compreender se há eficácia ou não no tratamento adicional, com potencial de melhorar os problemas respiratórios causados pelo novo coronavírus.

Segundo a gerente do Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde, Juliana Giacomazzi, atualmente, 25 profissionais estão envolvidos nos estudos realizados nos dois hospitais do sistema de saúde Tacchini. “Juntos, avaliamos a possibilidade de inserção de cada novo caso e acompanhamos os pacientes já incluídos”, avalia.  

Conforme a diretora da divisão hospitalar do sistema, médica Roberta Pozza, a expectativa é de que os primeiros resultados devam sair em até dois meses. Neste momento, segundo a profissional, os resultados até então obtidos estão sendo compartilhados com os hospitais que participam do estudo, não sendo possível a divulgação de resultados prévios. “As pesquisas realizadas pelos nossos hospitais têm o mesmo significado de um título acadêmico de doutorado a um profissional. Em breve esperamos revelar os resultados desses estudos e certamente serão abertas muitas outras perguntas”, revela.

Foto: Alexandre Brusa/Tacchini