Oito estudantes de diferentes áreas e duas professoras da Universidade de Caxias do Sul (UCS) embarcam, na próxima sexta-feira, 16 de janeiro, com destino à cidade de Monção, no estado do Maranhão. No município que conta com um pouco mais de 30 mil habitantes, a equipe vai desenvolver atividades do Projeto Rondon, dentro do eixo temático “Comunicação, Meio Ambiente, Trabalho, Tecnologia e Produção”.

Em Monção, os acadêmicos da UCS também se encontram com alunos da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), que vão realizar atividades dentro de outro eixo temático. As equipes permanecem no Maranhão até 3 de fevereiro, quando retornam a Caxias do Sul.

Desde o final de 2014, a equipe tem se encontrado com objetivo de preparar as atividades que devem movimentar o trabalho em Monção. As ações pensadas pelo grupo contemplam oficinas, palestras e atividades que busquem soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. Nesse sentido, os acadêmicos planejam capacitações em áreas como educação ambiental, saneamento básico, captação de recursos, comunicação, entre outras. As oficinas serão ministradas a diferentes públicos, alcançando desde servidores públicos à comunidade em geral.

O grupo é formado pelos alunos Adriane Carine Kappes (Enfermagem), Carolina Soldatelli Zardo (Engenharia Ambiental), Fernanda Cardoso Setti (Engenharia de Controle e Automação), Geise Macedo dos Santos (Engenharia Civil), Geovana Zandoná Sartori (Engenharia Ambiental), Michel Mendes (Ciências Biológicas), Vagner Adilio Espeiorin (Direito) e Willian Lando Czeikoski (Ciências Biológicas). Eles serão orientados durante a permanência no Maranhão pelas professoras Gisele Cemin, do Centro de Ciências Exatas, da Natureza e de Tecnologia, do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, e Aline Maria Trindade Ramos, do Campus Universitário de Vacaria.

O Projeto Rondon

Com o objetivo de integração social, o projeto, promovido pelo Ministério da Defesa, envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. O projeto foi criado em 1967, extinto em 1989 e reformulado em 2005.