Danos à agricultura e no abastecimento de água motivaram o pedido

O Município Santa Tereza decretou na terça-feira, 14, Situação de Emergência. O documento número 1.181/2020 foi emitido, devido à estiagem que afetou a localidade, causando perdas e danos consideráveis na agricultura e no abastecimento de água, principalmente no interior.

Conforme o prefeito Gilnei Fior, a quebra na safra da uva, do milho e das hortaliças, após levantamento realizado pela Emater, está estimada em 40%, o que ocasionará um prejuízo superior a R$ 7 milhões. Já os danos sofridos nos equipamentos de abastecimento de água potável e os investimentos necessários para o transporte de água por caminhão-pipa chegarão próximos aos R$ 20 mil. “Todos os produtores foram atingidos, uns mais outros menos, seja na produção de uvas, nos hortifrutigranjeiros, ou com a falta de água potável para as residências”, lamenta.

Com o decreto a Administração espera mostrar o problema que vem ocorrendo e contar com o entendimento do Governo. “Com certeza, o município vai sentir muito na arrecadação”, comenta o Prefeito.

Ainda de acordo com ele, algumas variedades de videira mais tardia tendem a se recuperar um pouco com as chuvas que ocorreram recentemente, mas as plantações de milho, mandioca e hortaliças foram praticamente todas perdidas e precisarão ser replantadas.

Foto: Prefeitura de Santa Tereza / Divulgação