Sabendo que a baixa autoestima desequilibra o modo de pensar do depressivo (sendo esta a causa de muitos problemas mantenedores dos desequilíbrios do pensamento) e que baixa autoestima favorece a dificuldade de relacionamentos social, familiar e profissional, mantendo o doente em constante estado de estresse. Também, sabendo que estética não é simplesmente ser belo ou feio, e sim um estado de aceitação pessoal, relacionado com sentimentos íntimos de cada um, então, se tratamento estético recupera a autoestima e isto leva a pensamentos construtivos, tratamento estético deveria fazer parte do arsenal terapêutico da depressão?

Em minha opinião, as abordagens terapêuticas da Depressão passam sempre pela recuperação da autoestima, e como falar em autoestima sem falar da parte estética, a qual se refere, também, a autoimagem pessoal? O grande equívoco são os conceitos dados à estética, com pensamentos simplistas de belo ou feio, ou pior, conceituar estética como se fossemos máquinas, a qual, para ser bela, deve ter traços que agradam a maioria das pessoas, apenas, pois máquina não tem sentimento e emoção, por isso a máquina pode ter sua beleza decidida pelo gosto de um profissional, que corta, estica, puxa e decide como ficará a imagem desta “máquina” para outras pessoas? Neste caso, novamente, o depressivo estará se moldando ao gosto do outro (profissional) e não ao seu gosto pessoal. Acontece que máquina não tem Depressão, pois ela não tem sentimentos e emoção, por isto ela, máquina, precisa agradar somente aos outros, tal qual acontece com o pensamento do portador de depressão.

Saiba que recuperação estética não se resume a simplesmente cortar e esticar a pele, mas, sim, recuperação estética deve ser visto como uma forma de ajustar a sua imagem pessoal com a imagem íntima que você deseja passar aos outros em diferentes situações, sendo para isto fundamental a manutenção da expressão facial natural. Por estética facial ou corporal, entenda, é a forma como você expressa suas emoções e sentimentos para os outros, podendo isto ser exatamente aquilo que está desequilibrando os seus pensamentos.

Antigamente a única forma de recuperar a estética era por cirurgia, felizmente hoje é possível pensar em recuperação estética sem cortes, sem cicatrizes, sem anestesia e sem lhe afastar do trabalho. Conceitos atuais de estética sabem que você não é uma máquina e que não resolve agradar aos outros sem agradar o principal, você! Pois você é, sim, um ser-vivo, dotado de sentimentos e emoções, e saiba que você utiliza sua autoimagem para expressar suas emoções e sentimentos. O objetivo dos tratamentos sem cortes é fazer com que os outros lhe vejam diferente sem saber o que está diferente, pois a recuperação da saúde, pela estética, vem do equilíbrio entre imagem e sentimentos trocados entre dois seres vivos.

As perguntas que ouvirá após o tratamento dizem muito do resultado terapêutico e estético, neste caso, a pergunta: O que você fez nos olhos? Como exemplo apenas, traz uma mensagem subliminar de que a emoção e sentimento que você esta passando ao outro mudou e, toda mudança, pode ser para melhor ou pior, riscos inerentes da cirurgia. Por isto, o objetivo dos tratamentos sem cortes é promover mudanças sutis para que você possa ver as diferenças estéticas, pois você precisa mudar para você mesmo, ajustando seus sentimentos com a sua imagem, sem alterar os sentimentos e emoções que você passa ao outro. Desta forma as perguntas que você deve receber são: Como você esta bem? Qual o segredo, pois parece que o tempo não passa para você? Estas perguntas trazem a mensagem subliminar de que seus sentimento e emoção transmitidos permanecem os mesmos, sem os riscos que estas mudanças podem acarretar em um relacionamento pessoal, familiar, social ou profissional. Antes de pensar em cirurgia plástica, busque sempre mais informações, pois você pode melhorar sua estética sem cortes, sem cicatriz e sem lhe afastar do trabalho. Para mais informações busque um profissional da saúde que pode ser médico, psicólogo, terapeuta, etc. Recupere sua autoestima e seja feliz!

Dr. Cezar de Moura – Médico.