Menopausa é o período em que você começa a reparar que seus pensamentos e desejos são os mesmos de pessoas mais jovens, porém o espelho lhe mostra uma situação pouco diferente, interferindo em sua autoestima, gerando estresse e favorecendo o aparecimento de doenças. A queda hormonal inicia aos 30 anos,mas é por volta dos 50 anos que seus efeitos se tornam mais evidentes na face, acelerando a formação de rugas, sulcos e a temível flacidez, além de dificultar a perda de gordura.

Como consequência, o rosto perde o relevo juvenil e a harmonia da linha mandibular. O tecido adiposo (gordura) sem sustentação faz surgir à papada, o sulco nasogeniano profundo (bigode chinês), as bochechas caem, as linhas em torno da boca, etc. isso tende a acontecer devido à flacidez dos tecidos internos, a pele também se torna flácida, sem viço e marcada por rugas e sulcos. Quando os tecidos da fronte e do entorno da pálpebra superior ficam flácidos, a cauda da sobrancelha despenca, envelhecendo o terço superior facial e deixando a aparência dos olhos mais fechada e menos definida. Aqui já temos rugas na testa e os pés de galinha são bem evidentes. A mandíbula, bem marcada no jovem, começa a se confundir com o pescoço, que se torna mais grosso e apaga a linha da mandíbula. Pescoço rejuvenescido é um pescoço mais fino. Observe que as modelos tem pescoço afilado, o que permite a nítida visualização do osso da mandíbula. O aparecimento da papada torna mais apagado a definição do queixo, interferindo no seu desenho facial.

Assim, com a menopausa estabelecida o processo de envelhecimento se acelera, devido à lentidão dos processos de reparo celular, favorecendo o descompasso entre o que se vê no espelho e o que se sente internamente, ou seja, pode ser observado que a vitalidade presente parece não estar sendo acompanhado pela aparência física, o que pode alterar a autoestima, gerando estresse e perda de autoconfiança, o que gera ainda mais dificuldade de reparo, comprometendo, consequentemente, a aparência física.

O mais recente conceito de rejuvenescimento pressupõe a preservação das características físicas da face de cada um. Assim, rejuvenescimento facial é a busca do reequilíbrio de linhas faciais imaginárias, as quais dependem do posicionamento de determinados volumes faciais e ângulos de sua estrutura óssea. A melhora da elasticidade da pele, gordura e músculos faciais irá lhe proporcionar um melhor equilíbrio destas linhas faciais, gerando aspecto rejuvenescido sem alterar sua expressão facial e nem o seu sorriso, além de tratar sua face e seu pescoço. Lembre: O pescoço denunciará sua idade se o tratamento for feito apenas em face.

Saiba que existem tecnologias liberados pela ANVISA capazes de induzir uma melhora na capacidade de reparo tecidual, bem como podem ser capazes de melhorar as relações de volumes na face sem cortar, sem lhe afastar do trabalho, sem pós-operatório e sem anestesia, pois nessas situações o profissional pode trocar o bisturi por tecnologia. Essas tecnologias proporcionam tratamentos menos invasivos e buscam a recuperação da vitalidade tecidual de forma natural. Como as técnicas buscam recuperar os processos de reparo tecidual, o reposicionamento das estruturas faciais é feito pelo seu próprio corpo, garantindo a naturalidade da sua expressão facial pós-rejuvenescimento, à qual é visto através do reequilíbrio das várias linhas faciais imaginárias. Com isto o resultado é até mais rápido, pois não há período pós-operatório, permitindo você observar mudanças após cada sessão. Também, o aspecto rejuvenescido não fica limitado a esta ou aquela estrutura facial, pois o tratamento visa rejuvenescer face, pescoço e colo juntos. (Por rejuvenescer, entenda como reparar tecidos). Para mais informações busque sempre um profissional de saúde, médico, fisioterapeuta, biomédico, etc.

Dr. Cezar de Moura – Cremers 22547