No princípio, Deus criou o homem. Este, por sua vez, criou os governos. Estes, para sempre, criaram os impostos.

No princípio, a economia não crescia. Como a economia não crescia, reduziram-se os juros. Juros baixos aumentaram o consumo. Aumento de consumo, gerou inflação.

No princípio, para controlar a inflação, aumentaram-se os juros. Juros altos reduziram o consumo. As empresas gritaram. O povo parou de consumir. O país não cresce. A renda não cresce. O emprego diminui.

No princípio, reduziram-se as tarifas de energia elétrica. Sem planejamento, viu-se que era insustentável. Sendo insustentável, aumentou-se o preço.

No princípio, era a política café-com-leite ( São Paulo e Minas Gerais ). Como os outros viram que estavam fora, fez-se a revolução. Como ainda não deu certo, criou-se o monstro da substituição tributária ou guerra fiscal entre estados.

No princípio, éramos um país pequeno. Depois de muitos anos, crescemos até sermos a 7ª maior economia do mundo. Como já somos grandes, tudo está resolvido.

No princípio, não tínhamos inflação. Depois, como aprendemos com os outros e não nos contentamos com pouco, chegamos à hiperinflação. Aprendemos a dominá-la mas estamos cutucando o monstro com vara curta.

No princípio, não tínhamos petróleo. Descobrimos o “ouro negro” e nos tornamos autosuficientes. Aprendemos que controlar os preços da gasolina ajuda a conter a inflação. Não queremos ver que isto tem vida curta e, um dia, os preços vão aumentar.

No princípio, o povo não votava. Depois, os donos do poder deixaram o povo votar. Agora todos podemos votar mas temos em quem votar?

No princípio, éramos de Portugal. Depois, República dos Estados Unidos do Brasil que muitos diziam República do Brasil dos Estados Unidos (leia novamente que você vai entender a diferença). Agora, meu Brasil brasileiro.

No princípio, não tínhamos estradas. Descobrimos o asfalto e o automóvel. Agora, temos automóveis demais para estradas de menos.

No princípio, não tínhamos muitas escolas. Criaram-se políticas públicas para facilitar o acesso à educação. Melhorou, mas os professores ainda são mal pagos e as famílias transferiram a verdadeira educação dos filhos para as escolas.

No princípio, a saúde não era universalizada. Depois, com o INSS, todos tem acesso à saúde. E você acreditou?
No princípio, deixávamos as portas das casas abertas. Aumentamos a renda e construímos mais e melhores casas. Estamos presos dentro delas pois a insegurança paira sobre todos nós.

No princípio, os presidentes eram marechais. Depois, coronéis. Depois, gente do povo. Depois voltaram os do exército. Depois, gente do povo novamente. Poucos líderes.

No princípio, éramos um país com uma distribuição de renda muito ruim. Depois, continuamos com uma desigualdade de dar inveja a muitos países. Agora, continuamos com uma péssima distribuição da renda e uma grande desigualdade social.

No princípio, olhávamos para trás. Depois, iniciamos as reformas. Agora, não conseguimos líderes políticos que olhem e planejem para frente.

No princípio, não tínhamos copa nem olimpíadas. Fizemos a de 50. Perdemos. Fizemos a de 2014, não ganhamos. Aprendemos alguma coisa? Tomara que tenhamos aprendido que um país se faz de homens e mulheres de fibra que lutem por melhores dias e com governantes mais responsáveis.

No princípio, éramos um país de famintos. Hoje somos famintos por um PAÍS.

Pense nisso e sucesso.