De acordo com Siqueira, ainda não é possível afirmar que o aumento de internações e elevação de novos casos esteja ligado com as novas variantes do vírus.

O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, alertou que a situação da transmissão do novo coronavírus voltou a subir nesta semana. De acordo com o chefe do Executivo, o número de internações também preocupa as autoridades municipais e de saúde, em razão do aumento na ocupação de leitos de UTI e clínicos do único hospital da cidade. Conforme Siqueira, os dados mostrados acendem o sinal vermelho: pessoas mais jovens estão adoecendo e necessitando de leitos.

A informação foi dada na manhã deste domingo, 21, durante aplicação das doses da vacina contra a covid-19, nos pavilhões da Fundaparque. Siqueira disse que este cenário não é visto apenas em Bento, mas em todo o Rio Grande do Sul, podendo gerar um colapso no sistema de saúde. “Os dados que surgiram durante a semana mostravam o aumento acentuado no número de internações e casos. A gente viu no Estado inteiro acontecer isso e, obviamente, não foi uma certa surpresa, porque a gente imaginava que fosse acontecer essa elevação”, explica.

De acordo com o prefeito, ainda não é possível afirmar que o aumento de internações e elevação de novos casos esteja ligado com as novas variantes do vírus. “Não temos a confirmação se isso (aumento de casos) se dá pela nova variação que veio de Manaus, mas estamos vendo diminuição na faixa etária dos pacientes internados e uma transmissão mais rápida e isso nos preocupa”, alerta.

Vacinação segue durante a semana

Diferentemente de outros municípios, ainda não faltam doses das vacinas contra o novo coronavírus em Bento. Somente neste domingo, mais 551 pessoas, acima de 83 anos, foram imunizadas com a primeira dose. Nesta semana, mais 200 doses vão ser disponibilizadas para vacinar idosos acamados e profissionais da saúde.

Indagado sobre a situação de atraso das vacinas para todo o Brasil, Siqueira disse que já se sabia que isso poderia ocorrer, obrigando o município a priorizar a aplicação das duas doses em um menor grupo, sem arriscar e prejudicar o andamento da campanha. “Não vacinamos todo o mundo ao mesmo tempo para depois arriscar e ficar na mão, chorando as pitangas. Foi uma escolha que fizemos aqui em Bento Gonçalves. No início fomos muito criticados com isso e hoje eu vejo que foi uma decisão acertada para garantir a primeira e segunda dose. Estamos aos poucos aumentando a faixa etária, fazendo com que a gente vacine mais pessoas com segurança”, garante.

Bandeira preta a partir de segunda-feira, 22

Após divulgação do mapa preliminar que colocou a Serra Gaúcha em bandeira preta no modelo de Distanciamento Controlado, a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) encaminhou pedido de reconsideração ao Governo do RS. A decisão deve sair na segunda-feira, 22, juntamente com o mapa final.

Com a aplicação de restrições mais rígidas e a suspensão do sistema de cogestão, os municípios precisarão acatar as normas estaduais, sem a possibilidade de flexibilização. No entanto, Siqueira garante que o Poder Público vai pressionar o governo estadual para manter a autonomia dos municípios nas ações de combate ao coronavírus. “Vamos brigar com o governo do RS para mantermos a cogestão, defendendo a autonomia municipal”, ressalta. “E isso faz com que a gente consiga manter as empresas funcionando, as pessoas trabalhando e movimentando a economia. Mas, é lógico, com todos os cuidados. Precisamos ter atenção agora, mas, também, temos que trabalhar”, finaliza.