O balanço do primeiro dia de prova, no domingo que passou, foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em Bento Gonçalves estavam inscritos 1.401 candidatos para realizar o exame

O Exame Nacional do Ensino Médio teve sua primeira prova no último domingo, 5 de novembro, e participação de 1.401 inscritos na Capital Nacional do Vinho. Segundo o Inep, em todo o Rio Grande do Sul, a maior parte das inscrições são de mulheres, cerca de 62,7%, enquanto os homens representam 37,7%.

A primeira prova aplicada foi a de linguagens (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira – inglês ou espanhol), Ciências Humanas e Redação. O exame durou cinco horas e meia e teve como tema, na redação, “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

Kauei Centenaro, 18 anos foi um dos candidatos que realizou a prova de domingo em busca do sonho de cursar Medicina. Ele conta que chegou a levar oito canetas, por precaução. “É um mix de emoções, antes de começar realmente a prova dá um nervosismo bem grande. Não se sabe se o telefone vai tocar ou tua caneta estragar, se o tema da redação vai ser muito complicado. Depois que começa, daí é possível ficar um pouco mais calmo porque a gente passa horas fazendo as mesmas tarefas, como ler textos e interpretá-los”, explica.

O estudante valorizou a temática da redação, e acredita que se saiu bem. “O tema foi muito importante e, por ser algo visto diariamente, ficou mais fácil encontrar repertório para desenvolver o texto. Além disso, é um assunto de enorme importância social. Estar presente em lugares de análise, como no exame, estimula mudanças no comportamento das pessoas”, afirmou.

Após a finalização da prova, ainda no domingo, diversas autoridades ligadas à educação participaram de uma coletiva de imprensa sobre o exame. “É um motivo de muita alegria para o Inep finalizar a primeira prova do Enem com um número pequeno de ocorrências. Quero fazer um agradecimento especial às diretorias envolvidas”, disse o presidente do Inep, Manuel Palácio. O Enem é a porta para ingressar em instituições de ensino superior, públicas e privadas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (Prouni) ou pelo Financiamento Estudantil (Fies).