Três pedidos de reconsideração ao mapa preliminar da 37ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado foram enviados ao governdo do Estado até  o fim do prazo para o encaminhamento de recursos.

As solicitações foram feitas por duas associações regionais e um município que estão em áreas classificadas em bandeira vermelha – das 21 regiões Covid, apenas uma, que inclui Bento Gonçalves, recebeu bandeira laranja, de risco epidemiológico médio, e por isso pode utilizar protocolos de bandeira amarela, no modelo de cogestão.

Os pedidos de reconsideração serão analisados pelo Gabinete de Crise, e o mapa definitivo vai ser divulgado no site do governo do estado às 16h30min de segunda-feira, 18. A vigência das novas bandeiras será de 19 a 25 de janeiro.

Caso a classificação prévia seja mantida, as 18 regiões em bandeira vermelha que aderiram ao sistema de cogestão regional podem adotar protocolos próprios compatíveis até o nível de restrição da bandeira laranja. Guaíba e Uruguaiana estão em vermelho e não aderiram à cogestão, portanto, devem seguir os protocolos determinados pelo estado.