Nesta segunda-feira, 24, o governo do Rio Grande do Sul divulgou uma novidade para o setor da segurança pública: tornozeleiras eletrônicas para monitoramento de agressores de mulheres. A intenção da Secretária de Segurança Pública (SSP), pasta à frente do projeto, é utilizar a tecnologia para auxiliar na proteção de vítimas de violência. Por meio de um aplicativo de celular, forças de segurança e vítima saberão onde exatamente está o agressor, em tempo real e com alertas de proximidade.

O investimento de R$ 4,2 milhões para o projeto “Monitoramento do Agressor” busca fortalecer a rede de apoio às vítimas. As tornozeleiras, que sustentam mais de 150 kg de pressão, enviam sinais de alarme caso seu portador tente puxar ou cortar o item.

A Justiça do Estado é quem autorizará o uso da tornozeleira em determinados casos de violência doméstica, por exemplo. Quando é determinado o uso do equipamento, a vítima recebe um celular com um aplicativo que a alertará da aproximação do agressor. Segundo a SSP, o aplicativo foi programado para não ser desinstalado do sistema

Imagens: Divulgação