Seis regionais vão ser desativadas e terão os servidores e as atividades absorvidos por unidades próximas. A 2ª Superintendência, com sede em Bento Gonçalves, vai incorporar a regional de São Francisco de Paula

Os planos do governo do Estado para a reestruturação e modernização do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) foram detalhados na quinta-feira desta semana, dia 11, quando o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, e o diretor-geral do órgão, Luciano Faustino, apresentaram as ações que serão realizadas com a finalidade de otimizar a estrutura da autarquia e a dar agilidade a obras rodoviárias.

O diretor-geral apontou que a remodelação do Daer é necessária e vai ao encontro das atuais atribuições do órgão. “Hoje, o Daer é um gestor de contratos terceirizados e atua dessa forma em 90% das obras em rodovias que administra”, afirma Luciano Faustino. “Setores estratégicos, como estudos e projetos, serão reestruturados para garantir um tempo menor de análise e aprovação”.

Nesta perspectiva, ocorrerá a reorganização das regionais distribuídas pelo Estado. Seis delas serão fechadas e terão os servidores e as atividades absorvidos por unidades próximas. As demais deverão ser readequadas em escritórios menores. “Os servidores das superintendências em processo de fechamento terão a situação avaliada individualmente. Eles poderão optar pela aposentadoria ou a relotação em outra regional” detalha Faustino.

Outra medida anunciada é a disponibilização dos imóveis das 17 superintendências regionais do Daer em permutas para investimentos em projetos do Estado. Somados, os prédios têm valor estimado em mais de R$ 200 milhões, que podem ser revertidos em obras de pavimentação por meio de parcerias com empresas e outras instituições.

Confira como fica a situação das superintendências dentro do plano de reorganização do Daer, clicando aqui.