Passados 100 anos da chegada do primeiro trem ao local, Estação é um dos principais pontos turísticos da Região Uva e Vinho

No sábado, 10, a Estação Férrea de Bento Gonçalves completa 100 anos do recebimento de uma locomotiva e vagões de carga e passageiros. A novidade, naquele período foi fato determinante para o crescimento econômico de Bento Gonçalves e de toda a região da Serra Gaúcha. Para celebrar esta data, diversas ações alusivas à data estão sendo programadas, entre elas, a exposição “100 Anos da Estação”, organizada pela Giordani Turismo, detentora da concessão do trem turístico. No local, situado na rua Duque de Caxias, o público poderá conferir 11 fotos sobre a época das 9h às 17h30min.

Além disso, segundo os organizadores, a data de celebração do centenário receberá artistas em roupas que lembram a época da chegada do trem na Estação. Eles estarão circulando pela plataforma de embarque e fazendo fotos com o público que estiver no local. Haverá uma ‘moldura’ para fotos, onde os visitantes poderão registrar sua presença na data histórica, ela estará sinalizada com “#100AnosEstaçãoBG”, que poderá ser usado em marcações nas redes sociais. Nas viagens, a bordo do trem, o centenário da aniversariante – Estação de Bento Gonçalves – será destacado pelos guias e recepcionistas.

História da Estação

Pertencente à linha Porto Alegre-Caxias do Sul, a Estação Ferroviária de Bento Gonçalves foi inaugurada no dia 11 de outubro, dois meses antes das comemorações do 30º aniversário de emancipação política-administrativa da cidade. Na época, a novidade não contemplou apenas um desejo do comércio e empresariado local, mas também, da comunidade, que poderia utilizar o trem como meio de locomoção. Até então, o ramal ferroviário existente chegava à cidade vizinha, Carlos Barbosa, com ponto final temporário em Garibaldi, inaugurado em 7 de setembro de 1918.

Segundo a história, ao longo dos 100 anos de existência, muitos negócios da região foram concretizados em razão dos trilhos, que também foram responsáveis pelas mudanças e costumes do povo bento-gonçalvense, afinal, além da carga, o trem possibilitou a exploração do turismo ferroviário.

Em 1976 o trecho Carlos Barbosa – Bento Gonçalves parou de operar viagens com passageiros. A retomada aconteceu em 1992, quando a linha passou a ser operada, sob concessão, pela Giordani Turismo. No percurso de 23 quilômetros, com parada na Estação de Garibaldi, artistas passam pelos vagões interagindo com os passageiros em apresentações que contemplam as culturas gaúcha e italiana.

A Maria Fumaça – Trem do Vinho, como a atração é conhecida, ainda oferece degustação de vinhos, espumantes e suco de uva, elaborados na região, reconhecida internacionalmente pela qualidade dos produtos. Por ano, mais de 350 mil visitantes fazem o passeio, que tem como ponto de origem a Estação de Bento Gonçalves.